Meio Ambiente

Foto: Divulgação Unicatólica

Foto: Divulgação Unicatólica

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou cirurgia de vasectomia em 7 dos 15 macacos prego que foram resgatados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres e estão sob responsabilidade do Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU), administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). 

O procedimento aconteceu graças a um termo de cooperação técnica entre as duas instituições que tem como objetivo reintegrar esses animais castrados na natureza.

Os animais foram capturados com auxílio de puçá, receberam medicação para anestesia leve, foram pesados e em seguida submetidos a anestesia geral para o procedimento que dura cerca de 60 minutos entre captura e recuperação anestésica. O procedimento segue as recomendações de pesquisadores de diversos locais do mundo: mantêm-se os testículos e ovários, sem eliminar a secreção hormonal dos pacientes para não haver mudança de comportamento relacionado a território, ação sexual, entre outros e é importante para fazer o controle populacional da espécie na região. 

Os animais serão reintegrados na natureza após as oito fêmeas restantes também passarem pelo procedimento.