Alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta segunda-feira, 22, aponta baixa umidade do ar em todo o Tocantins, variando de entre 20% e 30%. A baixa umidade pode desencadear problemas de saúde, irritar os olhos, causar ressecamento dos lábios e das vias respiratórias, e aumenta o risco de desidratação.
A população deve ficar atenta. É preciso alguns cuidados. O Inmet orienta a ingestão de bastante líquido, que seja evitada a prática de atividade física nas horas mais secas e que também seja evitada a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
A secura atinge todas as regiões do País. Segundo o instituto, as áreas mais afetadas são toda a região Centro-Oeste; o estado do Tocantins, além do Norte e Sudeste Paraenses, na região Norte; o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, a Central Mineira, na região Sudeste; a Zona da Mata e os Sertões Cearenses, no Nordeste. O norte da região Sul também é afetado.
Dados
A umidade relativa é classificada pela Organização Meteorológica Mundial (OMS) como muito alta (acima de 90%), alta (70-90%), moderada (40-70%), baixa (20-40%) e muito baixa (abaixo de 20%).