Polí­tica

Foto: Francisco Barros

Foto: Francisco Barros

Palmas sediou nesta segunda-feira (29), o Seminário Nova Geração das Políticas Sociais Brasileiras: programa Acredita. O encontro contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que explicou sobre o programa do Governo Federal voltado para pequenos empreendedores inscritos no CadÚnico- Cadastro Único para Programas Sociais. Segundo o ministro, a iniciativa é focada em empresas de pequeno porte e nos microempreendedores individuais, que serão beneficiados com a possibilidade de obtenção de crédito com taxas de juros diferenciadas e a orientação correta sobre o investimento no próprio negócio.

O seminário contou com a participação de diversas autoridades do Estado, entre elas do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luis Eduardo Bovolato; da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e do deputado estadual, Eduardo Mantoan (PSDB), que mencionou os projetos sociais lançados recentemente na capital.  “Na semana passada, a gestão apresentou a ampliação do programa “Palmas por Elas”, com a oferta de cursos de capacitação para mais de 100 mulheres inscritas no CadÚnico. Ao final, além do certificado, elas também terão direito ao acesso facilitado a um microcrédito, provando que Palmas está alinhada com as necessidades da população, especialmente, da feminina e da que vive em condição de vulnerabilidade socioeconômica”.

Mantoan também citou o programa Saúde Metropolitana, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, através da destinação da emenda de R$ 2 milhões de reais, que beneficiará cerca de 7 mil tocantinenses de 38 cidades, só nesta primeira fase. “Havia pacientes esperando há mais de 5 anos por uma consulta. E graças ao Saúde Metropolitana conseguimos ajudar muita gente com atendimento digno e de qualidade. Agora, o Programa Acreditar vem para somar a este conjunto de esforços pelos palmenses com ainda mais oportunidades de investir em seus empreendimentos, contribuindo para o desenvolvimento de Palmas e do Tocantins”.