Esportes

Foto: Elenilson Garcia

Foto: Elenilson Garcia

Enquanto do outro lado do oceano milhares de atletas participavam da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024, em Palmas, no coração do Brasil, a tarde de encerramento da Semana Olímpica indicava o fim de um evento marcado pela inclusão e promoção dos valores olímpicos para mais de mil jovens aprendizes na Capital. 

A Semana Olímpica foi realizada entre os dias 22 e 26 de julho, no Tênis Sesc. O evento contou com a participação de jovens aprendizes de Palmas e faz parte de uma série de ações da instituição dentro da estratégia Olympism365, iniciativa do Comitê Olímpico Internacional, que no Brasil é desenvolvida pela Demà Jovem by Renapsi. 

Uma das jovens que aproveitou a oportunidade de aprender mais sobre os valores olímpicos na prática foi Anna Beatriz. Aos 20 anos, a jovem é surda e se comunica por linguagem de sinais. Na prática esportiva, foi com a ajuda da linguagem corporal e do apoio dos colegas, que Beatriz pôde aproveitar ao máximo a experiência. 

“Gostei bastante do vôlei, futebol, joguei basquete, vários esportes e gostei demais porque é a primeira vez que eu venho interagir. Eu gosto muito de corrida e atletismo também. Eu acho bem legal a Renapsi, estou aprendendo bastante nos cursos, é a primeira vez que eu faço, os professores ensinam bastante coisa, estou me desenvolvendo bastante, estou adorando”, afirmou a jovem, com o auxílio do instrutor e intérprete Edson Sales. 

O esporte como ferramenta de transformação  

A estratégia Olympism365 é uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional que tem a parceria da Fundação SES e no Brasil é desenvolvida pela Demà Jovem by Renapsi. Há cerca de um ano, dez mil jovens brasileiros que participam dos programas de aprendizagem nos estados de Goiás e Tocantins, além do Distrito Federal, têm encontros regulares para aprender sobre os valores do esporte e sua aplicabilidade no dia a dia. 

“Palmas nos deu a oportunidade de observar os jovens tendo contato com esportes pela primeira vez, como foi o caso do tênis, que é uma modalidade de mais difícil acesso. A promoção da inclusão foi também um ponto de destaque onde os nossos jovens PCDs puderam ser integrados em todas as práticas esportivas, acolhidos e incentivados pelos colegas. É esse o espírito olímpico que trabalhamos em sala de aula”, pontuou Charlie Pereira, coordenador do Olympism365 na Demà Jovem by Renapsi. 

O jovem Marcos Wanik é um deles. A participação na Semana Olímpica marcou o encerramento do contrato do jovem como aprendiz, depois de mais de um ano de formação teórica, prática e cidadã.

Em 2023, também dentro das ações do Olympism365, Marcos, que é uma pessoa com deficiência, participou da palestra com o nadador Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do Brasil, que inspirou centenas de jovens com sua história de superação e conquistas. 

“Participar com o Daniel Dias foi uma experiência de vida pra mim. Ele ensinou muitas coisas sobre nunca desistir dos seus sonhos”, explicou. 

Marcos comentou ainda que incentivou dezenas de jovens a se inscreverem nos programas de aprendizagem e que considera isso o seu legado. Agora, prestes a encarar novos desafios, ele mantém a motivação de sempre, que o fez um praticante de esportes e um jovem aprendiz exemplar. 

“As pessoas tem que parar com esse preconceito. Eu senti muito preconceito quando eu comecei a jogar futebol. ‘O cara não dá conta de jogar porque é especial’. Se cair levanta. Eu acho que a vida com 18 anos vai ter desafios, e eu vou desafiar a vida, procurar meu espaço no mercado de trabalho e vamos que vamos”, resumiu. 

Semanas Olímpicas

A Semana Olímpica de Palmas faz parte de um calendário de atividades práticas promovido pela Demà Jovem by Renapsi dentro da estratégia Olympism365. As ações tiveram início em Goiás, no mês de junho, e serão realizadas em Brasília, no mês de agosto. Durante as semanas olímpicas os jovens aprendizes têm contato com modalidades como tênis, wrestling, breakdance, tênis de mesa, futebol society, futsal, volei, basquete, dodgeball, jiu-jitsu, judô, karatê, entre outros. 

Demà Jovem by Renapsi 

Com mais de 30 anos de atuação no Brasil e estando presente em seis países da Europa, a Demà é uma tecnologia social de impacto global, comprometida com a sustentabilidade, a educação e a juventude. A Demà Jovem by Renapsi atende hoje mais de 31 mil jovens em todo o país, promovendo a qualificação profissional e inserção laboral, contribuindo para a geração de emprego, renda e oportunidades que ajudam a romper as desigualdades educacionais, sociais, laborais e de acesso da juventude.