Economia

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Os dados de junho do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, principal indicador de inadimplência do Brasil, segue a tendência de desaceleração apresentada no mês anterior. Essa é a segunda retração consecutiva, o que representa menos 918 mil brasileiros no cadastro de negativação, contabilizando uma redução de 1,25% nos últimos 60 dias.

Com 72,50 milhões de inadimplentes – contra os 72,54 milhões de maio –, o país contabiliza 273 milhões de dívidas, que, somadas, alcançam a marca de R$ 397 bilhões.

“Essa é a primeira vez no ano que registramos duas quedas da inadimplência em sequência”, afirma Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome. “A continuidade do calendário de restituição de imposto de renda pode ser um dos fatores que contribuem com essa queda. A injeção de dinheiro no mercado e outros indicadores econômicos, como a redução da taxa de desemprego nos últimos meses, podem continuar influenciando o indicador de forma positiva”.

As dívidas com Bancos e Cartões de Crédito seguem como o principal motivo para o endividamento, com 29,16% do total de dívidas dos inadimplentes. Em segundo lugar aparecem as contas básicas de água, luz e gás (21,85%), que, por sua vez, registraram uma queda em relação ao mês anterior, com diminuição de 1,25 pontos percentuais.

Cenário Tocantins 

O Tocantins registrou em junho 547.740 mil pessoas inadimplentes, o que corresponde a 45,74% da população. Em maio eram 545.114 mil pessoas. O valor médio da dívida por inadimplente no Tocantins é de R$ 4.624,89. O setor de bancos e cartões aparece com maior percentual de dívidas no estado, 22,81%. Na sequência aparece o varejo 21,57%, utilities (contas de água, luz e gás) com 19,27% e serviços 13,36%.

No Tocantins, entre os devedores, os homens são os mais inadimplentes 53,5% e as mulheres 46,5%. Em relação à faixa etária a maior parte das dívidas está concentrada na população entre 41 e 60 anos, 35%, seguido dos que têm entre 26 e 40 anos (34,6%), pessoas acima dos 60 anos (17,2%) e os que têm até 25 anos (13,1%).

Descontos acima de 90%

Para quem deseja negociar as dívidas, a plataforma Serasa Limpa Nome reúne mais de 700 empresas de diversos segmentos, como bancos, universidades, varejistas, telefonia, entre outros. Ao todo, são 33 milhões de dívidas negativadas com possibilidade de negociação com mais de 90% de desconto.

Consumidores de todo o país podem fechar o acordo sem sair de casa e ter o nome limpo instantaneamente, ao realizar o pagamento via Pix. Confira como negociar:

1º Passo – Baixe o app da Serasa: 

Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.  

2º Passo – Escolha a oferta:     

Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito.  Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”.  

3 º Passo – Revise e finalize o acordo:    

Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”.     

4º Passo – Faça o pagamento do acordo:      

Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.  (Três Comunicação e Marketing)