O prefeito de Araguaína e pré-candidato a reeleição, Wagner Rodrigues, recebeu nessa a terça-feira, 30, a visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino, e do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Durante reunião realizada no Aeroporto de Araguaína, Wagner tratou sobre o protocolo de homologação que está sendo realizado no local após a reforma e ampliação da pista, para a liberação dos equipamentos de navegação instalados.
Ao apresentar a infraestrutura do aeroporto aos ministros, Wagner destacou a importância da homologação dos equipamentos e liberação das melhorias feitas para garantir a ampliação da oferta de voos comerciais na cidade.
“Uma demonstração clara da importância do aeroporto de Araguaína foi justamente a visita dos ministros, que irão seguir daqui para uma agenda no estado do Maranhão, mas precisaram do apoio logístico do nosso aeroporto para a descida da aeronave da Força Aérea Brasileira. Eles se comprometeram a levar esta pauta à Brasília na semana que vem e tratar junto ao ministério de portos e aeroportos a liberação destes equipamentos”, explicou Wagner Rodrigues.
A reunião também contou com a presença do deputado federal Alexandre Guimarães, presidente do MDB e apoiador da campanha à reeleição à prefeitura de Araguaína, além de empresários da cidade.
“Nós estamos numa expectativa muito grande, com mais dois ministros apoiando a liberação das melhorias realizadas no aeroporto de Araguaína, junto ao Ministério de Portos e Aeroportos. Na próxima semana teremos uma reunião em Brasília e espero trazer ótimas notícias para Araguaína”, acrescenta o prefeito Wagner Rodrigues.
Etapas concluídas
O protocolo que está sendo realizado pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) exige uma série de etapas de qualificação do aeroporto e teve início ainda no mês de abril deste ano. As ações verificam se o local atende ao parâmetro nacional exigido pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e se o aeroporto está apto para receber grandes aeronaves.
A Prefeitura de Araguaína realizou uma série de melhorias para garantir a ampliação e modernização do Aeroporto Municipal, incluindo um sistema de drenagem da pista, nivelamento de cabeceiras e a instalação do PAPI, o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, e do EPTA, que é a estação de rádio necessária para a segurança da aviação civil.