Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os pequenos negócios terão mais uma facilidade ao buscarem acesso ao crédito nas instituições financeiras. A partir de agora, o Governo Federal oferece uma linha de financiamento, que é o ProCred 360. A iniciativa, que faz parte do programa Acredita e tem a parceria do Sebrae, tem o objetivo de oferecer aos empreendedores, condições mais vantajosas do que as praticadas atualmente no mercado.

O ProCred 360 estabelece uma reserva do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para garantir empréstimos com uma taxa de juros de Selic mais 5% ao ano. Essa taxa é inferior às oferecidas pelo Pronampe e mais competitiva em comparação com as taxas comuns que existem atualmente. Além disso, o programa permite que os juros sejam pagos durante o período de carência, facilitando a gestão financeira das pequenas empresas.

Francisco Ramos, analista do Sebrae, ressalta que a medida tem ainda a proposta de atender uma demanda histórica dos empreendedores, que enfrentam dificuldades para obter crédito acessível devido às altas taxas de juros e à falta de garantias. “Com o ProCred 360, nós esperamos que esses empresários possam acessar recursos com condições mais favoráveis, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade de suas empresas”, salienta.

O analista ainda aponta que o novo programa faz parte de um esforço mais amplo do Governo Federal para apoiar os pequenos negócios e fomentar a economia local. “Além de proporcionar um alívio financeiro essencial para os MEIs e microempresas em todo Brasil”, finaliza.