Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo/Secom-TO

Foto: André Araújo/Secom-TO

A Hemorrede do Tocantins (Hemoto) precisa urgentemente de doadores de todos os tipos sanguíneos. Alguns desses tipos estão com o estoque em zero e o sangue coletado abastece os hospitais da rede pública e privada de saúde. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) convoca a população para que doe sangue, no propósito de repor os estoques e garantir a continuidade dos atendimentos.

“Iniciamos o segundo semestre de 2024 com o estoque de sangue em estado crítico. Mesmo após o encerramento do período de férias, a maioria dos doadores ainda não compareceram para a doação de sangue. Solicitamos e ressaltamos a importância da doação de sangue, pedimos que os doadores e a população geral compareçam às unidades de coleta para doar e, assim, consigamos atender as demandas das instituições hospitalares das redes pública e privada. Seja você também solidário!”, pontua a responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.

A responsável pela captação Robéria Fernandes explica também que doar sangue é simples e rápido, sem qualquer risco ou prejuízo à saúde. "O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental. Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres”, acrescenta.

Quem pode doar?

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. As pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos.

Também é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto.

Antes da doação, o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação. Além disso, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ou fumado nas últimas duas horas.

Funcionamento dos Hemocentros

Os interessados podem comparecer a uma das unidades da Hemorrede Tocantins das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Em caso de dúvida e para mais informações, pode ligar no 0800 642 8822 ou no 3218-3232. Os horários e datas normais de funcionamento das Unidades de Coleta de Sangue e Hemocentros do Tocantins são:

- Hemocentro Coordenador de Palmas: (de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30);

- Hemocentro Regional de Araguaína – Araguaína: (de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30);
- Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: (de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30);
- Unidade de Coleta de Palmas – Anexo Hospital Geral de Palmas: (de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30);
- Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: (de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30);
- Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: (de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30; e no sábado, das 7 às 12h30).