O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepea), participa em Cuiabá, no Mato Grosso, da 58ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) e do 5º Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas, eventos que ocorrem simultaneamente até esta quarta-feira, 14, realizados pela Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio).
O evento tem como objetivo discutir problemas, soluções e como aplicá-las ao setor, além de divulgações de debates para a ciência, tecnologia e inovação na aquicultura e conta com uma diversa programação que tem como público alvo técnicos de empresas, pesquisadores nacionais e internacionais, universitários brasileiros, empresas da área das Ciências Agrárias e produtores do ramo pesqueiro e aquícola.
A secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuky Hyashida, destaca a importância de eventos como este, ao participar de um debate sobre a Aquicultura de espécies nativas na segurança alimentar e mudanças climáticas. "É de extrema importância que se façam debates, pesquisas sobre nossas espécies nativas de peixes, para assim fortalecer as políticas públicas para nossos trabalhadores pesqueiros. As palestras são excelentes, trazendo muitas informações sobre bioeconomia azul, mercado azul, economia circular, tudo muito didático ", conclui.
O Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas é realizado desde 2007 e nasceu da necessidade de se retomar os debates, pesquisas e disseminação do conhecimento sobre os temas da aquicultura, além de fomentar a oportunidade de negócios entre as empresas do setor.