A candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), desistiu e não compareceu a debate agendado para a manhã desta sexta-feira, 16, na TV Jovem Record Tocantins. A informação foi anunciada momentos antes à imprensa pela candidata que alegou "violação da necessária imparcialidade e isenção".
Um protocolo assinado pelo assessor jurídico de Janad, Leandro Manzano, foi enviado hoje à diretoria de jornalismo da emissora, comunicando a desistência. No comunicado é dito que a coordenação de campanha da candidata reavaliou o convite, antes aceito, e concluiu temerária a participação de Valcari no debate, visto que o ex-técnico da seleção brasileira, Vanderlei Luxemburgo, tem vínculo com a emissora, e declarou apoio ao opositor de Janad nas eleições de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, do Podemos - Vanderlei e Eduardo são do mesmo partido.
"Conforme amplamente noticiado pela imprensa, o referido proprietário da emissora filiou-se, recentemente, na mesma agremiação partidária (Podemos) de Eduardo Siqueira Campos. Ademais, na convenção do Partido Podemos, realizada no dia 01/08/2024, o senhor Vanderlei Luxemburgo ocupou posição de destaque no evento, inclusive utilizando da palavra, enaltecendo e declarando explicitamente apoio ao candidato Eduardo Siqueira", destaca o comunicado.
Para a coordenação de campanha de Janad, não resta dúvidas que há violação da imparcialidade. "Notadamente pelo fato das análises dos pedidos de direito de resposta serem apreciados, discricionariamente, pelo departamento jurídico da emissora, conforme previsto nas regras do evento", complementa o protocolo.
De acordo com o documento, Janad Valcari está à disposição de outras emissoras, mas com condicionante. "De que seus respectivos proprietários não sejam filiados em partido político de candidato (a) opositor (a) e também não seja apoiador explícito de candidaturas opositoras". (Matéria atualizada às 14h13min)