Em sessão solene pelos 50 anos de história da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Assembleia Legislativa do Tocantins recebeu a população e diversas autoridades, nessa quinta-feira (22).
No plenário, os parlamentares prestaram homenagens a personalidades escolhidas pela relação com a companhia, no Tocantins. A empresa realiza ações importantes e eficientes em mais de 2.600 cidades brasileiras, entre elas o Projeto de Irrigação Manuel Alves, em Lagoa da Confusão e o Projeto de Irrigação São João, em Porto Nacional.
Congressista atuante, o senador Irajá Silvestre foi o homenageado do deputado estadual, Eduardo Mantoan (PSDB). Em seu segundo mandato, o senador foi o responsável pela destinação de mais de R$ 48 milhões para a Codevasf. “O Irajá tem uma história forte com o campo, com o incentivo à agricultura, foi representante do agronegócio em seus dois mandatos de deputado federal, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária e vem defendendo o fortalecimento do nosso agronegócio no Senado”.
Após receber a honraria, o senador agradeceu o reconhecimento do deputado Mantoan. “Instalada no Tocantins em 2021, a Codevasf já fez investimentos da ordem de R0 milhões nas 139 cidades. Uma força motora capaz de entregar serviços de qualidade e que demonstra a sua capilaridade. Tenho orgulho de ter contribuído com esta história recente no nosso Estado, porém que faz grande diferença na vida dos pequenos produtores tocantinenses”.
Desigualdades
O deputado Mantoan aproveitou a sessão em homenagem ao cinquentenário da Codevasf para mencionar o papel da empresa na redução das desigualdades sociais. “São cinco décadas de relevante contribuição para o desenvolvimento econômico do país, inclusive para que haja a oferta de água para a população mais vulnerável. Foi justamente esta preocupação com os mais necessitados, que me levou a solicitar em maio do ano passado, nesta Casa de Leis, a constituição da Comissão Especial de Responsabilidade Social e Combate à Fome, no Estado. O requerimento foi aprovado e peço andamento ágil diante da urgência de darmos dignidade ao povo tocantinense”, reforçou Mantoan.
Segundo o IBGE, 163 mil famílias vivem em situação de insegurança alimentar, no Tocantins.