O talento dos artistas e artesãos do Tocantins estão na vitrine do maior evento de arquitetura, design de interiores, arte e paisagismo das Américas, a XX ª edição da CasaCor Tocantins. A abertura da mostra ocorreu na noite dessa segunda-feira, 26, em Palmas, e o espaço Sebrae se torno um destaque no evento devido à representatividade da região central do Estado.
Com o tema “Serras e Lago”, a instituição faz referências às paisagens naturais e arqueológicas do município de Lajeado, localizado a 60 km da Capital. O evento, aberto para o público a partir desta terça-feira, 27, até o dia 05 de outubro, no Five Senses Resort Palmas, tem espaço de 63m² dedicados à promoção do artesanato, cultura e turismo da região.
O estande do Sebrae foi projetado pela arquiteta tocantinense Kiscylla Roberta. Além de remeter às referências de Lajeado, o local teve como premissa valorizar e dar visibilidade às peças que remetem à sua ancestralidade em um ambiente versátil. “Tivemos uma construção interessante a respeito desse projeto, criamos um ambiente versátil, com a intenção de ser natural, elegante, limpo e minimalista, mas que remetesse à natureza. A cereja do bolo foram as pinturas rupestres, sem ser um ambiente carregado ou poluído”, conta.
Aberto ao público de terça a sábado, das 16h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, o ambiente contará com artigos que destacam o trabalho dos municípios atendidos pelo Sebrae na Capital. A instituição preparou uma programação que inclui visitas guiadas para empresários, além de palestras e workshops focados no empreendedorismo.
Carlos Oliveira, secretário Municipal de Finanças de Lajeado, frisa que as peças e os mínimos detalhes no estande do Sebrae, como uma cachoeira e as pinturas rupestres, além de homenagear o município, também é capaz de destacar a potencialidades turísticas da região. “O interessante é que a partir desta mostra, o público pode vivenciar um pouco do que existe em Lajeado, o que faz com que as pessoas tenham vontade de ir até o local e desfrutarem dessas riquezas, o que automaticamente gera renda e movimenta a economia e o turismo local”, aposta.
O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, durante enfatizou durante a abertura do evento, que a CasaCor combina arte, cultura e empreendedorismo. Em sua visão, participar da mostra é muito importante para dar mais visibilidade à região das Serras e Lago do Estado. “Sem contar que nós trabalhamos o ano todo no Sebrae para levar conhecimento sobre gestão, finanças, prática de mercado, realizando uma curadoria dos trabalhos, e agora é a hora de mostrar o que eles têm de melhor para um público seleto e consumidor. É uma oportunidade de expandir para o mercado. Tivemos aqui espaços que refletem a arquitetura e a cultura do Tocantins e isso traz atenção para nosso Estado, o qual é referenciado pelo artesanato e as inúmeras riquezas culturais e naturais que possuímos no Tocantins”, pontua.
O gerente do Sebrae, Amaggeldo Barbosa, enfatiza que a instituição tem o papel de valorizar o turismo local e a ancestralidade, além de fomentar a inserção desses produtos no mercado de construção, decoração e design. “A gastronomia local também ganha destaque na Casacor, por meio de uma praça de alimentação. Nosso objetivo é gerar emprego, renda e preservar a cultura brasileira, muito além do econômico, sem contar que por meio da culinária podemos apresentar a história do Tocantins e gerar a sensação de pertencimento ao público”, destaca o gestor.
Os ingressos para o evento estão disponíveis na pré-venda através do Instagram oficial da CasaCor (@casacortocantins) e no site casacor.abril.com.br.
Foto: Divulgação Sebrae/TO