Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Secom/TO

Foto: Divulgação Secom/TO

Equipes da Defesa Civil Municipal da Capital, junto com bombeiros militares (CBMTO), controlaram nesta quarta-feira, 28, um incêndio de grandes proporções na região de Buritirana, distrito de Palmas. 

O CBMTO foi acionado por volta das 15h25min e duas equipes da Corporação juntaram-se a duas equipes da Defesa Civil municipal que já estavam em combate desde mais cedo, totalizando quatro equipes empenhadas na ocorrência. 

“Nessa época do ano em nosso estado, lidamos com ocorrência de incêndios em maior número, por isso, realizamos diversas campanhas educativas e de conscientização a fim de reduzir as ocorrências. Hoje, tivemos em Buritirana essa operação complexa de combate ao fogo, devido à extensão da área atingida e às condições desfavoráveis. No entanto, nossa equipe esteve no local de imediato realizando todo o trabalho necessário para controlar as chamas e evitar danos maiores”, destacou o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.  

O foco mais próximo a Buritirana foi controlado e as equipes seguem realizando o trabalho de combate a focos de incêndio perto de um assentamento localizado no distrito de Palmas. 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Defesa Civil Municipal, informou que equipes estão concentrando os esforços nas proximidades do assentamento P.A. Sítio, com o objetivo de proteger a área e evitar que o fogo atinja o assentamento. 

De acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) está prestando toda a assistência necessária às pessoas afetadas. "Os casos leves estão sendo atendidos nas Unidades de Saúde da região, enquanto os pacientes que necessitam de atendimento urgente foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul. Duas ambulâncias foram deslocadas para reforçar o suporte no local. Além disso, a equipe da Vigilância Ambiental está atuando na área para atender às demandas emergenciais e colaborar na coordenação das ações de resposta", confirmou a gestão da capital. 

Extensão da área e investigação 

A Prefeitura de Palmas informou que ainda não é possível mensurar a extensão da área queimada, sendo necessário aguardar o registro por satélite, e que as causas do incêndio estão sob investigação.

Foto: Divulgação Secom/TO

Moradores feridos 

Dois moradores da região tentaram realizar o combate ao incêndio sem os devidos equipamentos e treinamentos necessários e acabaram se ferindo. Edmar Barreira Bezerra e Elialdo Rodrigues, vítimas de queimaduras, foram encaminhados ao Hospital Geral de Palmas (HGP), e - de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) - estão recebendo todos os cuidados das equipes multiprofissionais da unidade.

Orientação à população 

O CBMTO reforça a importância da colaboração da comunidade apenas na prevenção de incêndios, especialmente durante o período seco, quando as ocorrências de queimadas aumentam significativamente. 

A população é orientada a evitar qualquer prática que possa causar novos focos de fogo e que a população não deve realizar nenhuma tentativa de combate a focos de incêndio sem o devido treinamento e equipamento necessário. A prioridade é manter o controle da situação e garantir a segurança de todos.

Foto: Divulgação Secom/TO

Confira Nota da Prefeitura de Palmas 

A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Defesa Civil Municipal, informa que está intensificando as ações de combate ao incêndio registrado nesta quarta-feira, 28 de agosto, nas propriedades rurais do Distrito de Buritirana. As equipes estão concentrando os esforços nas proximidades do assentamento P.A. Sítio, com o objetivo de proteger a área e evitar que o fogo atinja o assentamento. As operações continuarão até o início da noite, por volta das 19h/20h, e, se necessário, serão retomadas na manhã do dia 29.

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) está prestando toda a assistência necessária às pessoas afetadas. Os casos leves estão sendo atendidos nas Unidades de Saúde da região, enquanto os pacientes que necessitam de atendimento urgente foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul. Duas ambulâncias foram deslocadas para reforçar o suporte no local. Além disso, a equipe da Vigilância Ambiental está atuando na área para atender às demandas emergenciais e colaborar na coordenação das ações de resposta.

Ainda não é possível mensurar a extensão da área queimada, sendo necessário aguardar o registro por satélite para realizar um comparativo e dimensionar o tamanho da área atingida.

A Prefeitura de Palmas destaca que as causas do incêndio estão sob investigação. Embora, nesta época do ano, as condições ambientais tornem a vegetação mais suscetível a incêndios, é importante enfatizar que qualquer conclusão definitiva sobre a origem do fogo só poderá ser feita após investigações mais detalhadas, a cargo da Polícia Civil e, se necessário, do Ministério Público.

Seguimos acompanhando a situação para garantir a proteção e a assistência aos moradores afetados.

Confira Nota do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins esclarece que o envio de equipes para o combate às chamas na área rural no Distrito de Buritirana, na tarde desta quarta-feira, 28,  ocorreu tão logo foi possível, por volta das 15h25, pois até então, as equipes em Palmas estavam em combate em várias frentes, tanto no perímetro urbano quanto na Serra de Lajeado.

Para Buritirana, duas equipes com viaturas específicas para combate a incêndios florestais foram enviadas, onde contaram com apoio de duas equipes da Defesa Civil Municipal de Palmas, somando-se, então, quatro equipes.

Vale destacar que os fortes ventos que assolam a região ajudam a espalhar as chamas, dificultando a ação dos bombeiros militares e brigadistas no combate. Contudo, a situação está sob controle, e as pessoas que tiveram ferimentos por conta do fogo já estão  em atendimento no Hospital Geral de Palmas. 

O CBMTO ressalta que a população deve se manter calma e não se arriscar fazendo combate a incêndios sem o devido treinamento e equipamento. Neste momento, a prioridade é o controle da situação e a garantia da segurança de todos.

Confira Nota da Secretaria de Estado da Saúde (Ses)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que foram acolhidos, na tarde da quarta-feira, 28 de agosto, no pronto-socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP), os pacientes Edmar Barreira Bezerra e Elialdo Rodrigues, vítimas de queimaduras, os quais seguem sob os cuidados das equipes multiprofissionais da unidade.

A SES-TO esclarece que com base no artigo 1° da resolução n° 1.638/2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM), não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários de pacientes, sem a autorização do mesmo, ou familiar responsável.