Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Ronaldo Teixeira

Foto: Ronaldo Teixeira

A Exposição Coletiva do Projeto Criar, resultado da oficina de confecção de esculturas em argila do artesão Emerson Filho, será aberta ao público nesta terça, 3, às 20h na Biblioteca Pública Municipal Professora Deusina Martins Ribeiro, que fica na Rua 2, entre avenidas Maranhão e Piauí, centro, Gurupi, Tocantins. Serão expostas cerca de 30 peças feitas por 14 oficinandos. A visitação poderá ser feita das 08h às 14h de segunda a sexta-feira. O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no Tocantins, categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais, Módulo III, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins. 

Os autores das peças da exposição e que participaram da oficina, por ordem alfabética, são: Amanda B.Sales; Anayra Ferreira; Giunária Lopes; Isabela Moura; Karolayne Soares; Marilucia Silva; Neuryson Santana; Poliana Moura; Rosa Liz Faustino; Vera Lúcia Borges; Vilma Borges; Vitor Hugo G. Santana; Yasmin Gomes e Yuri Gomes.

De acordo com o artista e oficineiro, a exposição revelará vários talentos na escultura em Gurupi. “Os visitantes terão a oportunidade de ver o que esses participantes da oficina criaram. E isso vai além da questão estética e artística, pois revela o quanto o poder da arte pode proporcionar a uma pessoa, independente se ela já criou algo assim antes”, destacou Emerson Filho.

“Criar”

O projeto Criar pretende elaborar e executar esculturas com a participação ativa da comunidade, através de uma oficina aberta a jovens e adultos, utilizando argila como matéria prima, no período de dois meses, de segunda a sexta-feira, seis horas por dia, com duas turmas pela manhã e duas à tarde, sendo uma hora e trinta minutos para cada turma. Ao final, será realizada uma cerimônia pública com entrega de certificados aos alunos e uma exposição das esculturas trabalhadas na oficina. Como medidas de acessibilidade, o Projeto contará com os serviços de um intérprete de Libras durante toda a oficina e na abertura da exposição. Além disso, o local público da mesma contará com rampa para acesso de cadeirantes, corrimões e banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Já como contrapartida social, uma escultura produzida na oficina será doada a APAE, para que a entidade rife ou sorteie a peça e arrecade fundos para a sua causa. E uma escultura será doada para o acervo da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, e ainda uma escultura também será doada para compor o acervo da Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi. O proponente realizará ainda um bate-papo sobre o processo de criação de escultura em argila em uma escola da rede pública de Ensino de Gurupi.

Sobre o artista

Emerson Leitão Filho é escultor, artesão, trabalha argila, pedra sabão e madeira, trabalhou também com ferro, realizando várias esculturas com esse material. Maranhense, mudou-se para o Tocantins, ainda criança, onde reside. Realizou oficinas de escultura em argila em várias cidades do sul do Tocantins. Fez teatro na juventude, participando ativamente do movimento cultural dos anos 1980. Como artesão, já participou de várias e diversas feiras estaduais e nacionais de artesanato por todo o País.