Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os próximos dias devem ser de calor intenso para os tocantinenses, isso acontece devido a onda de calor que deve atingir grande parte do Brasil durante a primeira metade de setembro, que deve ser um dos mais quentes já registrados no país. 

Com esse período, é importante que a população esteja atenta, reproduzindo hábitos de consumo que possam amenizar este calor dentro de casa, ao mesmo tempo também que possa economizar no consumo de energia durante a onda de calor excepcional.

Temperaturas elevadas no Tocantins

Segundo a empresa Storm de monitoramento meteorológico, não há previsão de chuva para os próximos dias no Tocantins, com as temperaturas muito elevadas e a umidade relativa do ar inferior a 30%, o que aumenta o risco de queimadas no estado. “Este calor deve ser provocado pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a região central do País, que tende a inibir a formação de nuvens de tempestades e a passagens de frentes frias. Desta forma teremos um aumento na radiação solar recebida e consequente aumento das temperaturas.”, reforça a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.

No estado do Tocantins, as temperaturas devem ficar cerca de pelo menos 4 a 6 graus acima da média climatológica anteriormente prevista para o período na região. A massa de ar quente nesta primeira semana de setembro deve afetar com força e marcar temperaturas próximas à 40º C, e sensação termina ainda maior. Além do Tocantins, a temperatura elevada deve atingir também estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, São Paulo, Amazonas, dentre outros. A abrangência do calor deve ser maior na segunda semana de setembro, quando mais estados devem ter temperaturas máximas acima de 40ºC.

Hábitos para redução de energia durante a onda de calor

  • Uso consciente do ar-condicionado: Use na temperatura entre 23ºC e 24ºC. Ao ficar muito tempo fora do ambiente, desligue-o. Além da adoção de modelos mais eficientes e econômicos, é recomendado também evitar a luz do sol no ambiente, para que o equipamento não sobrecarregue e consiga climatizar de maneira eficaz. Mantenha os filtros limpos e a manutenção em dia, provocando que o aparelho trabalhe no seu melhor estado.
  • Optar por roupas mais leves: roupas com tecidos mais leves contribui para que elas não precisem ser passadas, economizando no uso do ferro de passar. além disso, roupas leves são lavadas de maneira mais rápida e, diferente de tecidos mais pesados, reduz a força aplicada na máquina de lavar;
  • Deixe a geladeira longe de locais ou equipamentos de aquecimento, como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas, e preferencialmente em um local que não pegue sol de forma direta. Quanto maior a temperatura fora da geladeira, mais ela vai precisar trabalhar para manter a temperatura interna, em especial quando for aberta; 
  • Verifique constantemente se a vedação da geladeira está em boas condições: Caso não esteja, o ar quente do ambiente externo pode entrar para o interior do equipamento, forçando o motor a trabalhar mais para manter a temperatura baixa. Você pode fazer um teste de vedação colocando uma folga de papel ao fechar a porta. Se ela sair com facilidade, pode ser um sinal de precisar trocar a borracha;
  • Evite o uso de chuveiro elétrico: Mesmo durante este período, algumas pessoas ainda usam o equipamento, mas seu uso deve ser evitado para que o consumo de energia diminua;
  • Diminuir o uso excessivo de energia: Utilize equipamentos com programação de desligamento automático, configurando para desligar 1-2 horas antes do usual; não deixar aparelhos ligados na tomada caso não esteja utilizando.  (Energisa/TO)