Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As previsões meteorológicas não são animadoras para o Tocantins. O Estado deve enfrentar uma onda de calor nos próximos dias. Nesta terça-feira, 3, um alerta vermelho divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afeta 21 cidades tocantinenses e chama a atenção pela gravidade: umidade abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc).

A Organização Mundial da Saúde considera ideal para a saúde umidade do ar acima de 60%. 

Dentre os municípios afetados pelo alerta vermelho está Lagoa da Confusão, município que todos os anos é destaque negativo de focos de queimadas (em apenas uma semana, de 25 a 31 de agosto, chegou a ter 281 registros de queimadas). Pium é outro município atingido pela alerta vermelho. Ambos estão entre os 30 do Brasil com mais focos em 2024. 

Cidades afetadas pelo alerta vermelho de hoje: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Arraias, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Pium, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, São Valério, Sucupira e Talismã. 

Para reduzir os impactos da baixa umidade, é importante que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Confira instruções:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).