Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação TCE/TO

Foto: Divulgação TCE/TO

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), André Luiz de Matos Gonçalves, anunciou a criação de uma Sala de Situação para monitorar os dados do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (SAE-TO), que fornece informações sobre a educação básica do estado, incluindo: Unidades escolares, Turmas e Estudantes avaliados. O objetivo é acompanhar de perto o desempenho dos municípios na execução de políticas públicas. O espaço funcionará na sede do TCE-TO e terá como parceira a Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

O anúncio foi feito na abertura do X Seminário de Educação Infantil da União dos Dirigentes Municipais de Educação no Tocantins (Undime/TO), que acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de setembro, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

O presidente do TCE afirmou que a função dos Tribunais de Contas não é apenas fiscalizar e aplicar sanções, mas também estimular boas práticas, citando como exemplo o trabalho desenvolvido pela Corte voltado para a Primeira Infância. O conselheiro lembrou que a Corte conseguiu, junto ao Poder Executivo, incluir no orçamento de 2025 recursos para a implementação de políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos, em todos os 139 municípios do Estado.

André Matos destacou que isso representa um grande avanço e que o TCE-TO trabalhará em parceria com os municípios. “Não existe saída fora da educação, que passa necessariamente pela valorização dos profissionais da área”, concluiu.

Evento

O seminário, que acontece anualmente, tem como tema neste ano “Educação Infantil: desafios e perspectivas”. O evento tem como objetivo capacitar e orientar professores, coordenadores pedagógicos e técnicos municipais da educação infantil para o aprimoramento e desenvolvimento educacional das crianças, buscando uma melhor compreensão da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular do Tocantins. O evento contou também com a presença do secretário Estadual da Educação, Fábio Vaz, e da presidente da Undime, Luiza Brasileiro. (TCE/TO)