Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Tocantins será contemplado com a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura (Profoart), uma ação do programa Olhos d’água, criado para estimular e promover a descentralização dos processos de informação no campo artístico-cultural em todo território nacional. A gestão do projeto é da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), via Ministério da Cultura - lei nº12.343, de 02 de dezembro de 2010, após edital que selecionou 70 organizações da Sociedade civil em todo o País.

A Profoart no Tocantins contará com três polos, sendo Araguaína, Gurupi e Palmas para Escolas de Formação Artística, via Núcleo de Formação Cênica da Fetac, que desenvolverão capacitações artísticas para artistas de todos os níveis de conhecimento, sendo 40 vagas por município. As capacitações serão ministradas por Josely Aquino - Palmas; Drica Mendonça e Fernando França – Gurupi; e George Henrique – Araguaína.

Por meio do Profoart, a Fetac selecionará via chamamento público propostas de formação para projetos formativos apresentados com base no Programa Pedagógico desenvolvido para o Circuito 2024, que busca atingir os três níveis formativos: inicial, intermediário e avançado, com prioridade para públicos jovens de periferias e pequenas cidades do interior do Estado do Tocantins. 

De acordo com o presidente da Fetac, Kaká Nogueira, serão contratados diretamente mais de 50 profissionais da área, entre artistas, técnicos e produtores, no segmento artístico deste projeto. “Esperamos atender, no mínimo, 740 jovens nas Formações Continuadas Intermediárias e Oficinas Cênicas Iniciais artistas ou não; dezenas de artistas e técnicos das artes cênicas e Centenas de outros empregos de prestadores de serviços e serviços indiretos serão gerados, nas áreas de transporte, gráfica, comunicação, logística, papelaria, e muito mais”, celebra o presidente.

Rede

A Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura (Profoart) tem o objetivo de trabalhar com formação artístico e cultural durante um ano com articulação de Escolas para a troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com o objetivo de estimular e promover metodologias destinadas à construção de espaços de criação, fruição, reflexão artística e sociocultural.

A premissa do Edital de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura é a interface entre arte, cultura e educação para formação profissional e o desenvolvimento de experiências estéticas, habilidades para a vida em sociedade, e a redução de desigualdades socioeconômicas e culturais em consonância com os princípios democráticos de direitos humanos.