Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Pref. de Lizarda

Foto: Divulgação Pref. de Lizarda

A Prefeitura de Lizarda, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, promove na cidade uma das iniciativas mais enriquecedoras à comunidade: o Projeto Horta na Escola. De acordo com a secretária da pasta, Marivalda Glória de Sousa Lustosa, a ação tem grande importância educativa e social, oportunizando às crianças aprendizado sobre o ciclo de vida das plantas, a importância da biodiversidade e os cuidados com o meio ambiente.  

O projeto estimula hábitos alimentares mais saudáveis, incentiva o consumo de alimentos frescos - frutas, verduras e legumes, além de educar sobre a responsabilidade em equipe, já que para cultivar a horta é necessário dedicação, paciência e cooperação. "Os alunos aprendem a trabalhar juntos e a cuidar. "Em dias com ambiente cada vez mais tecnológico, a horta proporciona um espaço de contato direto com a terra e as plantas e, além de conhecimentos teóricos, os alunos aprendem na prática sobre agricultura, compostagem, irrigação e manejo sustentável", confirma a secretária Marivalda. 

Com o Horta na Escola as crianças têm contato direto com a terra e as plantas. 

Feira do Campo 

Outra demanda bastante importante para a Secretaria da Agricultura em Lizarda é a feira da cidade, local em que os produtores da região expõem e vendem seus produtos aos potenciais clientes. 

A novidade é que seu funcionamento agora será de 15 em 15 dias. Para fortalecer a parceria da pasta com o campo, a secretária Marivalda Glória visitou os produtores. 

A nova data de funcionamento pode trazer vários benefícios, tanto para a comunidade quanto para os produtores, proporcionando aos moradores acesso regular a produtos frescos, como frutas, legumes, verduras e outros alimentos. Em contrapartida, a comunidade que compra na feira apoia os pequenos produtores e empreendedores da região, incentivando a economia local. 

A cada quinzena, como informou a secretária Marivalda, pode haver variações na oferta de produtos, o que dá ao público uma gama maior de opções. "A feira serve também como um ponto de encontro e socialização para a comunidade, promovendo interações entre vizinhos e fortalecendo laços sociais. A periodicidade de 15 dias cria um ciclo de compras mais planejado, evitando o desperdício de alimentos. Esse tipo de feira pode se tornar um evento aguardado e valorizado pela comunidade, contribuindo para um consumo mais consciente e saudável", complementa. 

Secretária Marivalda em visita a produtor de Lizarda. 

A Secretaria da Agricultura de Lizarda estimula a participação dos pequenos produtores na feira da cidade. 

A feira é uma oportunidade para exposição de produtos e renda extra. 

Na feira são encontrados os mais variados produtos: banana, mandioca, pimenta, ovos, farinha, rapadura, alface, e muito mais.