Com a proposta de estimular uma reflexão sobre o ambiente de trabalho para o público jovem, o projeto Geração Curto Circuito Talks chega neste mês no Tocantins, onde promoverá três encontros: dois na cidade de Novo Acordo e um em Paraíso do Tocantins.
O primeiro Painel acontece na próxima quarta-feira, 18/09, a partir das 10h, com o tema Sustentabilidade no Agro: Biotecnologia e Exportação e terá como convidados o CEO da Novaplanta Pesquisa e Produção de Mudas, Rodrigo Cordeiro; e a CEO da Amazônia Comex, Marliene Severiano. No mesmo dia, às 14h, a engenheira agrônoma Ludimilla dos Reis Souza e a gestora da Incubadora de Empresas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Joaquina Barbosa Goulart, discutirão sobre Oportunidades em Tecnologia e Pesquisa no Agro. Os dois encontros ocorrem no Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, em Novo Acordo/TO. “Acreditamos que investir em educação é transformar o potencial humano e o futuro sustentável da sociedade. Apoiar projetos que contribuem para a melhoria da educação é parte da nossa estratégia de desenvolvimento social na região, pois reconhecemos que inovação, criatividade e eficiência no trabalho dependem diretamente das pessoas”, afirma Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial para a América Latina, empresa patrocinadora do evento.
O campus Paraíso do Tocantins da Unitins sedia, na quinta-feira, 19/09, às 19h, um bate papo sobre Tecnologia e Sustentabilidade no Agro com a diretora administrativa da Mútua (TO), Cleonice Barbaresco, e o engenheiro Agrônomo Richard Mesquita. Todos os encontros foram organizados e serão mediados por Thais Polimeni. “Estamos muito animados para levar o projeto até Tocantins, principalmente para quem está ingressando agora no mercado de trabalho”, destaca a mediadora.
Todos os encontros contarão com intérpretes de Libras e serão posteriormente disponibilizados no canal do projeto na plataforma YouTube.
Palestrantes
Rodrigo Cordeiro é graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UFT. Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente. O CEO da Novaplanta Pesquisa e Produção de Mudas atua há mais de 10 anos na micropropagação e produção de mudas.
Marliene Severiano é palestrante, graduada em Relações Internacionais, pós-graduada em Gestão Logística de Comércio Exterior, especialista em processos de importação e desembaraço aduaneiro. Atua como CEO da Amazonia Comex - importação e exportação. Além disso, é mentora de negócios, capacitando mais de 100 empresas para processos de exportação.
Ludimilla dos Reis Souza é engenheira agrônoma com MBA em Gestão em Agronegócio, especialista em gestão de produção de milho e soja, atua no Agro há mais de 10 anos. Iniciou a carreira em laboratório e pesquisas, seguindo para a área comercial. Hoje atua na área técnica, fazendo a gestão de uma propriedade rural localizada no município de Novo Acordo (TO).
Maria Joaquina Barbosa Goularté mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócios pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em Auditoria e Gestão Pública e Processos Educacionais Inovadores. Graduada em Ciências Econômicas, Administração Financeira e Administração de Empresas. Gestora da Incubadora de Empresas da UFT, coordenadora adjunta do MBA em Gestão Empresarial da UFT, coordenadora administrativa-financeira do Projeto Planos Municipais em Saneamento Básico (TED PMSB/FUNASA/UFT) e do Projeto de Pesquisa e Georreferenciamento de Assentamentos Federais na região amazônica (TED INCRA/UFT). Coordenadora de disciplina na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Sócia da Ativação - Desenvolvimento Corporativo e de Pessoas.
Cleonice Barbaresco é diretora Administrativa da Mútua (TO) com vasta experiência na área profissional da Engenharia Agronômica e também como militante classista, realizando múltiplas atividades como ministração de cursos e palestras, gestão de instituições, perita judicial, conselheira do Sistema CREA/TO, coordenadora do Programa Mulher e servidora pública de carreira do Estado do Tocantins, entre outras.
Richard Mesquita é engenheiro agrônomo, tecnólogo em gestão ambiental pela Faculdade Católica do Tocantins e especialista em agricultura de precisão. Fundador da Ventusmap Geotecnologias, empresa focada em serviços de mapeamento com drone e soluções em dados de satélites; e fundador da Ifarms Agricultura de Precisão, empresa de soluções para agricultura digital e projetos agrícolas. É instrutor credenciado do Senar TO desde 2018 para o curso de mapeamento com drone na agropecuária e consultor na área de mapeamento com drones e sensoriamento remoto. Ao longo de 10 anos executou diversos trabalhos de mapeamento com drone em diversos estados, principalmente nas áreas de agricultura, meio ambiente, topografia e engenharias.
O Projeto
O Geração Curto Circuito Talks é realizado no formato itinerante e tem como objetivo aproximar jovens de 15 a 25 anos - que estão em busca do primeiro emprego - a profissionais que atuam com Economia Criativa, movimentando, assim, o setor nas cidades por onde passa. Por isso, os convidados a participar dos painéis são, em sua maioria, moradores da região.
De acordo com os organizadores, os publicitários Thais Polimeni e Leonardo Cássio, o formato no qual foi desenhado facilita a comunicação com seu público. “Falar de profissões é ir além do óbvio. É discutir relações, sonhos, mudanças. Tudo isso vem ao encontro da proposta do Geração Curto Circuito, que tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o ambiente de trabalho, com dicas para que os jovens profissionais criem relações saudáveis com seus colegas de empresa ou projeto”, destaca Thais, que conduzirá o bate-papo por meio de perguntas aos convidados e observações ao público.
Desde sua primeira edição, em 2019, o projeto cria conteúdo sobre profissões da Economia Criativa por meio de websérie, podcast, videocast, lives e bate-papos presenciais, como o Geração Curto Circuito Talks. E conta, inclusive, com iniciativas de economia criativa em diferentes áreas como consumo, moda, publicidade, audiovisual, cultura, tecnologia e outras.
A quarta edição do Geração Curto Circuito Talks - Circuito Profissões da Economia Criativa é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução -, e tem patrocínio da CNH e Instituto C&A, com produção da Carbono 60. Vale lembrar que este ano o projeto tem circulado por diversas cidades do país, realizando bate-papos e workshops sobre Produção Cultural e Economia Criativa com profissionais da área.