Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Para proporcionar um serviço de transporte coletivo urbano mais eficiente e pontual para os trabalhadores e usuários de Palmas, o candidato a prefeito pela coligação Juntos Podemos Agir, Eduardo Siqueira Campos, vai adquirir uma nova frota com 200 ônibus, sendo metade deles elétricos. Todos os veículos serão equipados com ar condicionado, respeitarão os horários e itinerários programados e incluirão ônibus exclusivos para mulheres, além de evitar a superlotação.

“É uma das nossas prioridades, pois vai garantir qualidade vida aos usuários do sistema. Precisamos que os pais e mães consigam chegar e sair de casa no horário programado. E com um ônibus que ofereça dignidade. Um veículo novo, com ar condicionado e acessibilidade. Estações com banheiro, energia e internet. E tudo isso precisa ser feito por uma empresa especializada e a prefeitura vai fiscalizar e cobrar a qualidade. Precisamos reduzir o custo da operação e com isso vamos ofertar a gratuidade aos estudantes”, expressou Eduardo Siqueira.

A proposta faz parte de seu plano de governo. Eduardo Siqueira discorda do atual modelo pelo fato de o Poder Público estar atuando como gestor do sistema, o que, segundo ele, demonstrou ser altamente ineficiente e prejudicial para a população. Para corrigir essa situação, o candidato planeja um chamamento público em caráter emergencial, visando garantir um serviço de qualidade desde o início de sua gestão.

A licitação para a escolha das empresas operadoras incluirá a possibilidade de Parcerias Público-Privadas (PPP), com o objetivo de garantir uma relação custo-benefício vantajosa e a oferta de um transporte coletivo moderno e eficiente. O plano prevê também a construção de estações de integração de alta qualidade, com infraestrutura que inclua internet, banheiros e outros benefícios, além de pontos de ônibus modernizados.

Manterá a tarifa atual 

Eduardo Siqueira Campos ainda se compromete a manter a tarifa pública existente e a política de subsídios, assegurando uma transição equilibrada e eficiente sem aumento de custos para a população. Sob um regime de serviço concedido e fiscalizado pelo Poder Público e órgãos de controle, o plano contempla ainda a possibilidade de redução na taxa de passagem.

Outras propostas para o transporte público incluem a criação da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM), a construção de uma sede administrativa e operacional para a agência, além de concursos públicos para agentes de trânsito. O candidato também propõe a modernização, o equipamento e o aprimoramento do efetivo desses agentes.

Além disso, o plano de Eduardo Siqueira Campos inclui a reforma e ampliação da Rodoviária, dos terminais e estações de transporte, mais a construção de uma rodoviária na região sul da capital, com uma estação de embarque e desembarque para linhas estaduais e municipais. Também está prevista a implementação de faixas exclusivas para ônibus e a ampliação e adequação da sinalização viária, com melhorias na acessibilidade.