A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) celebrou nessa quarta-feira, 18, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A parceria fortalece as ações do Governo do Tocantins e tem como objetivo promover a preservação, o fomento e a valorização do patrimônio cultural dos povos originários e tradicionais do Estado.
O documento foi assinado pelo secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente; e pela secretária-executiva de Cultura, Valéria Kurovski. “Essa cooperação transversal visa implementar ações conjuntas que assegurem a articulação e a promoção do fortalecimento das manifestações culturais dos povos originários e tradicionais”, destacou o secretário Paulo Xerente.
Na oportunidade, consolidando essa parceria, os presentes discutiram sobre a participação da Sepot na Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), que deve ocorrer entre os dias 29 de novembro e 1° de dezembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas. O evento vai reunir as diversas expressões do artesanato tocantinense, que servirá de vitrine e geração de renda para os artesãos indígenas e tradicionais.
Participaram do momento também a secretária-executiva da Sepot, Cris Freitas; o assessor Jurídico, Hermógenes Sales; o superintendente de Fomento e Desenvolvimento da Cultura, Antônio Miranda; a assessora Institucional, Aurielly Painkow; e membros da equipe técnica da Secult. (Secom/TO)