Durante a última reunião com apoiadores da campanha, o prefeito de Araguaína e candidato à reeleição, Wagner Rodrigues (União Brasil) anunciou mais um projeto que está sendo estudado pelo município para ser implantado em Araguaína e auxiliar na capacitação técnica de jovens e adultos.
O objetivo do programa “Qualifica Araguaína” é profissionalizar a população para ocupar as novas vagas de emprego que estão surgindo na cidade, devido ao volume de obras de infraestrutura urbana executadas pela Prefeitura de Araguaína, além da chegada de novos empreendimentos particulares.
“A primeira etapa foi alcançada, Araguaína é hoje uma cidade que transborda crescimento, cheia de oportunidades geradas tanto pelas grandes obras, quanto pelos novos empreendimentos particulares que surgem a todo instante. Hoje sobram vagas para a indústria alimentícia, construção civil e o nosso próximo objetivo é qualificar a mão de obra da cidade, dar ao cidadão a oportunidade de crescer junto, se capacitando e melhorando a renda familiar”, explica Wagner Rodrigues.
A capacitação deverá ser feita por meio de parcerias firmadas com instituições de ensino técnico e superior, como Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins). Durante a primeira administração de Wagner, o município apresentou um crescimento histórico na geração de novas vagas de emprego. De acordo com os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), entre janeiro de 2021 e agosto de 2024, a cidade gerou mais de 9,2 mil empregos formais, um crescimento de 31% no número de vagas existentes. Para se ter uma ideia do crescimento, no mesmo período o Tocantins cresceu 26% na quantidade de postos de trabalho, enquanto o Brasil ampliou em 20%.
Além disso, Araguaína registra um saldo positivo de 7,4 mil empresas criadas (incluindo MEI) no período.
Melhoria de renda
Desde o início da gestão de Wagner Rodrigues, a Prefeitura de Araguaína tem realizado uma série de ações voltadas à capacitação profissional e melhoria da renda de famílias mais carentes, entre elas está o “Programa Capacita Araguaína”, que já formou 12.287 pessoas entre 14 e 59 anos em mais de 60 cursos, como manicure, pedicure, design de sobrancelhas e cabeleireiro.
“Nós vamos ampliar o apoio à população, vamos qualificar operadores de máquinas, profissionais da construção civil, trabalhadores industriais e ocupar toda a demanda que nós ajudamos a fazer surgir. Queremos não apenas uma cidade bonita como está, mas um araguainense sendo bem remunerado, investindo cada vez mais na sua cidade e crescendo junto com ela”, destacou Wagner.