Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) do Brasil, representado por comandantes de 25 estados, incluindo o Tocantins, reuniu-se na manhã dessa terça-feira, dia 2, com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sede do órgão em Brasília-DF, para discutir a segurança nas Eleições Municipais de 2024.

Durante o encontro foram debatidos temas relevantes, com destaque para o papel das Polícias Militares no processo eleitoral. Entre os assuntos tratados, estiveram a manutenção da ordem pública, a garantia da segurança dos eleitores, o combate a crimes eleitorais, a segurança das urnas e do processo logístico, além da prevenção de conflitos pós-eleitorais.

O CNCG também ressaltou a importância de o TSE disponibilizar recursos para custear diárias e horas extras para o emprego da tropa durante os pleitos eleitorais. A ministra Cármen Lúcia destacou, ainda, a preocupação com a necessidade de impedir a infiltração do crime organizado na política nacional.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a reunião trouxe vários pontos positivos, "uma vez que se discutiu a garantia da democracia e a segurança do processo eleitoral sob uma perspectiva ampla, englobando assuntos de interesse do país, dos estados e dos municípios".