A região do Bico do Papagaio recebe, nesta semana, a Caravana da Alegria, projeto idealizado pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, que consiste em um conjunto de ações itinerantes que promovem a dignidade infantojuvenil por meio de atividades lúdicas e educativas para celebrar o Dia das Crianças.
Nessa quarta-feira, 9, crianças do assentamento Novo Recomeço, entre os municípios de Esperantina e Buriti, tiveram uma programação repleta de diversão e entretenimento.
A comunidade Novo Recomeço, formada há pouco mais de um ano e abrigando dezenas de famílias em condições desafiadoras, foi o cenário para a Caravana da Alegria. O projeto proporcionou momentos de diversão para mais de 100 crianças que vivem no assentamento.
A primeira-dama, Karynne Sotero, destacou a emoção de proporcionar momentos tão especiais para a comunidade, ressaltando o carinho e a conexão que sente por todos, especialmente pelas crianças. “É maravilhoso vir aqui para fazer uma boa ação. É extremamente importante estar perto da comunidade, queremos estar com a população, não só em momentos desafiadores, mas também em momentos de felicidade e festa. As crianças ganharam meu coração, e faço questão de estar aqui, vendo cada rostinho feliz”, afirma a primeira-dama, Karynne Sotero.
Caravana da Alegria
Com o intuito de dar visibilidade à causa infantojuvenil, na busca pela garantia da dignidade de crianças, o projeto Caravana da Alegria surge por meio de ações itinerantes que levam uma série de programações lúdicas e educativas para comunidades nas cidades do estado do Tocantins.
Por meio de brincadeiras, oficinas de contação de histórias, atividades recreativas e educativas, além de estruturas que possibilitam a diversão dos meninos e meninas, a Caravana está passando por cidades da região do Bico do Papagaio.
Na semana alusiva ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, o caminhão da Caravana segue roteiro entre os dias 8 e 10, na Comunidade Quilombola Carrapiché, em Esperantina; no Assentamento Novo Recomeço; e na comunidade de Pequizeiro, no município de Axixá.
Alegria no Assentamento Novo Recomeço
O Assentamento Novo Recomeço fica localizado às margens da TO-201, entre Esperantina e Buriti. Há pouco mais de um ano, a comunidade recebeu dezenas de famílias de outras localidades, formando cerca de 80 casas no acampamento e abrigando mais de 200 famílias.
Esse foi o cenário ideal para transformar o local em um verdadeiro parque de diversões. A estrutura na comunidade foi montada com palco, onde as brincadeiras ocorreram com a participação do palhaço Pimpolho e da Tia Eva; piscina de bolinhas; cama elástica; parquinho inflável; brinquedoteca; além do espaço de lanche e de pintura facial.
Para a líder comunitária do Novo Recomeço, Maria Raimunda Alves, conhecida como Maroca, o sentimento é de gratidão. Ela destacou a importância da ação na vida das crianças da comunidade. “Sinto uma gratidão imensa. Nossas crianças têm tão pouco e ver a alegria deles me faz a pessoa mais feliz do mundo. É muito gratificante, a palavra é gratidão”, destaca a líder comunitária.
Para a prefeita de Buriti, Lucilene Brito, a Caravana da Alegria é de extrema importância para a comunidade e parabenizou a primeira-dama. “É gratificante ver a felicidade das crianças. Esta ação reforça o compromisso com o desenvolvimento e bem-estar das famílias. Parabenizamos muito a Karynne Sotero pela iniciativa”, destaca a prefeita.
Antônia Divina, mãe de Maria Alice, de 2 anos, não escondeu a felicidade em ver a filha pela primeira vez na piscina de bolinhas. “Eu fico extremamente feliz, é uma gratificação imensa. Pensaram nas nossas crianças”, celebra a moradora da comunidade.
Na oportunidade, todas as crianças receberam brinquedos e ainda puderam brincar e tirar fotos com o robô Bumblebee, com estrutura realista de quase 3 metros de altura.
A Evilly Coelho, de 11 anos, aproveitou toda a programação. A garota ganhou uma boneca, que segundo ela, é a mais bonita que teve. “Eu já tive uma antes, mas não tão bonita como essa. É muito linda, vou brincar todos os dias”, comemora.
Ações da primeira-dama
A primeira-dama já havia prestado assistência à comunidade Novo Recomeço em junho deste ano, após um incêndio no assentamento. As chamas destruíram 80 casas de palha e deixaram pessoas desabrigadas.
Na ocasião, a primeira-dama mobilizou uma ação de solidariedade, levando cestas básicas, roupas e esperança para os moradores afetados. A iniciativa não só supriu necessidades urgentes, mas também demonstrou o compromisso do Governo do Tocantins com as comunidades mais vulneráveis da região.
Foto: Loise Maria/Secom-TOFesta e Inclusão na Comunidade Quilombola Carrapiché
A Caravana da Alegria também passou na comunidade Quilombola Carrapiché em Esperantina. Na terça-feira, 8, mais de 40 crianças da Comunidade Quilombola receberam a programação repleta de atividades.
Localizada a 12 km de Esperantina, no Bico do Papagaio, a comunidade Carrapiché é a menor em extensão territorial dessa microrregião, situada à margem esquerda do rio Tocantins. Composta por apenas nove famílias, a comunidade abriga cerca de 40 moradores, incluindo crianças, jovens e adultos.
O evento teve a estatura padrão da Caravana da Alegria com um ambiente completo com brinquedos infláveis, cama elástica, atividades lúdicas, pintura facial e lanches, proporcionando um dia de alegria e descontração para todos.
A presidente da comunidade, Maria Raquel Mendes, agradeceu pela iniciativa, destacando a importância de ações como essa para fortalecer os laços e valorizar as crianças da comunidade. “Eu nunca tive nada disso na minha infância, vendo essas crianças tendo esse tipo de atenção, me faz ter certeza que elas lembraram desse dia com muito carinho. Na nossa comunidade aconteceu um evento maravilhoso, agradecemos muito a primeira-dama”, comenta a presidente.
A Gleicy Kelly Batista, de 12 anos, ficou maravilhada com toda a programação. “Não sei nem dizer o que foi mais legal, pois foi tudo bom, gostei muito”, comemora.
A primeira-dama enfatizou que o projeto foi pensado com foco nas crianças, buscando não apenas garantir diversão, mas também promover inclusão e cidadania, reforçando o compromisso de estar presente e atuante com as famílias.
“O projeto foi criado para levar alegria, mas também para incluir e fortalecer a cidadania. Nosso compromisso é estar com as famílias e garantir que cada criança se sinta valorizada”, finaliza Karynne Sotero.
Parcerias
As ações da Caravana da Alegria contam com parcerias de diversas instituições e órgãos. Entre os colaboradores estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), a Secretaria Executiva da Governadoria (Segov), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Energisa e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). (SecomTO)