Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Palmas divulgada nesta quinta-feira, 17, pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) revela que 59,8% dos eleitores da capital acreditam que o 2° turno será vencido pelo candidato Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e 40,2% acreditam que Janad é que sairá vitoriosa. 

"Independente do seu voto, quem o(a) sr(a) acredita que vai vencer as eleições para a Prefeitura?". Esta foi a pergunta espontânea realizada para o eleitor e que gerou a expectativa de resultado do 2° turno. 

A eleição acontece no próximo dia 27 de outubro. Palmas, pela primeira vez na história, terá um segundo turno para o cargo de prefeito. 

19 % podem mudar o voto 

O Instituto Veritá também avaliou a cristalização dos votos do eleitor palmense. Ao serem questionados sobre a escolha do candidato, 80,2% disseram que “é definitiva, votarei nele no dia das eleições”. Já 19,1% disseram que “talvez poderia mudar”. Apenas 0,6% afirmaram que “facilmente mudaria” de candidato. 

Intenção de votos 

A pesquisa de intenção de votos revela que, na estimulada, quando o levantamento é feito com os nomes dos candidatos sendo apresentados ao eleitor, Campos aparece com 50,5% das intenções de votos e Valcari com 43,2%. Já na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado, ao serem questionados sobre em quem votariam no segundo turno, 45,9% dos eleitores declararam escolher Eduardo Siqueira Campos. 34,3% declararam votar em Janad Valcari.  

Saiba mais: Pesquisa Fieto/Instituto Veritá revela que Eduardo tem 50,5% das intenções de votos e Janad 43,2%

Pesquisa da Fieto 

A pesquisa quantitativa Veritá foi contratada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e registrada com o número TO- 03481 2024. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais. O Veritá é o maior instituto privado de pesquisas do Brasil, com o maior índice de acertos no país. Já foram realizadas em todo o Brasil pelo instituto mais de sete mil pesquisas com mais de três milhões de entrevistas. (Com informações da Fieto)