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Estado

Foto: Marcos Miranda/DPE-TO

Foto: Marcos Miranda/DPE-TO

A Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) volta a orientar a todos que os atendimentos jurídicos prestados pela Instituição são gratuitos. A orientação é feita também em tom de alerta, haja vista que a Instituição voltou a identificar que pessoas de má fé tentam aplicar golpes pelo WhatsApp usando o nome de membros da DPE-TO. O caso mais recente, segundo a Instituição, foi identificado durante esta semana em Gurupi, no Sul do Estado.

Em Gurupi, caso envolvendo o nome de um defensor público foi registrado na Polícia Civil para investigação. A assistida desconfiou da mensagem recebida no WhatsApp e comunicou a Defensoria Pública.  

Nas mensagens em que golpistas se passam por defensores ou defensoras públicas, os nomes de membros da Instituição são utilizados para enganar as pessoas assistidas. Segundo a Defensoria, os golpistas utilizam a foto e o nome de membros da DPE-TO no perfil do WhatsApp a fim de enganar as pessoas e convencê-las a fazer pagamentos para consultar, dar andamento ou mesmo encerrar processos.

Importante

Se alguém entrar em contato com você por ligação ou WhatsApp se apresentando como defensora ou defensor público, servidora ou servidor da Defensoria Pública, e pedir pagamento para qualquer atuação, a orientação é que desconfie e denuncie. 

A Defensoria Pública do Tocantins reforça que os serviços oferecidos pela instituição são inteiramente gratuitos e por isso, não são solicitados pagamento ou transferência de valores para a prestação de qualquer serviço.

 Todos os telefones de contato estão disponíveis no site da Defensoria:  https://www.defensoria.to.def.br/