Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, iniciou na manhã desta sexta-feira, 18, novas diligências para recolher animais de grande porte em situação de abandono e soltos pela cidade. A força-tarefa segue até as 18h deste domingo, 20, e visa proporcionar a segurança pública e o bem-estar animal. 

A equipe responsável pela ação envolve veterinário, técnico agropecuário e servidores da Diretoria Municipal de Agricultura e Pecuária, além do apoio da Polícia Militar em possíveis casos de obstrução à ação do município. As diligências estão sendo realizadas em toda a cidade, principalmente nos bairros com maior incidência de animais soltos nas ruas. 

O diretor municipal de Agricultura, Douglas Henrique Morais, destacou que esses animais, ao estarem soltos, representam riscos tanto para o trânsito quanto para a própria segurança deles. “Para garantir que todas as situações fossem adequadamente avaliadas, nossa equipe possui veterinário para avaliação imediata dos animais que apresentassem sinais de risco. O principal objetivo é prevenir acidentes, coibir maus-tratos e conscientizar os proprietários de animais de grande porte sobre suas responsabilidades. Quando identificados, os donos de animais em situação de abandono ou maus-tratos são notificados e autuados”, comentou.

O secretário da pasta, Wilson de Souza, enfatizou que a operação de recolhimento de animais de grande porte tem como objetivo garantir um ambiente mais seguro para todos. "Animais soltos em vias públicas representam um risco real de acidentes de trânsito e podem também estar sujeitos a situações de maus-tratos e abandono. Nosso objetivo é garantir um ambiente mais seguro para todos e conscientizar os proprietários sobre suas responsabilidades. Além disso, estamos preparados para cuidar dos animais recolhidos e destiná-los a locais apropriados, caso os proprietários não se apresentem", afirmou.

Os animais recolhidos serão levados para uma área adaptada no Centro Administrativo Municipal, onde receberão todos os cuidados básicos. De acordo com a Lei nº 2.654, se os proprietários não se apresentarem em até cinco dias para reivindicar seus animais e pagar as multas administrativas, os animais serão doados, preferencialmente para entidades filantrópicas ou indivíduos que possuam propriedades rurais, capazes de fornecer um ambiente adequado para os animais.

Os adotantes deverão fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, comprovando que possuem um local apropriado para abrigar os animais e que estão dispostos a arcar com todas as despesas necessárias ao seu bem-estar. Além disso, os animais doados não poderão ser utilizados para trabalho de tração animal, ficando o adotante responsável pela sua guarda e cuidados.