Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Palestrantes que devem participar do evento.

Palestrantes que devem participar do evento. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Palestrantes que devem participar do evento. Palestrantes que devem participar do evento.

Nessa terça-feira, dia 22, jornalistas, estudantes, representantes do poder público, pesquisadores e interessados em assuntos relacionados ao meio ambiente se reúnem para a segunda edição do Seminário Tocantinense sobre o Clima, realizado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Energisa. O evento é gratuito e será realizado a partir das 8 horas no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. As inscrições já foram encerradas.

O evento contará com a palestra Operação Tocantins Mais Verde, do tenente coronel e comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar Alex Matos Fernandes. Em seguida, ele se une ao coronel Erisvaldo de Oliveira Alves, superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil; ao gerente de Operação da Energisa, Maurício Zanina; e à meteorologista Ana Paula Paes para um painel sobre o que se pode esperar dos próximos meses e como essas frentes estão se preparando para passar pelo período chuvoso no Tocantins.  

“Ao trazer conceitos e informações da meteorologia para o jornalismo, buscamos garantir que a população receba informações precisas e atualizadas sobre o clima, contribuindo para uma melhor tomada de decisões”, explica a meteorologista.  

Doutora em eletricidade atmosférica e especialista em eventos climáticos extremos, Ana Paula fará uma palestra com o tema Cenário Atual e Previsão Climática para o Tocantins. Com quase 15 anos de experiência em previsão do tempo e clima, eventos extremos e estudos que avaliam os impactos das Mudanças Climáticas, Ana Paula atua como consultora, onde atende demandas de meteorologia e de comunicação meteorológica do setor elétrico e de mineração. 

Previsão 

Nos últimos dias, o Tocantins registrou chuvas intensas e ventos fortes, principalmente na região Sul do estado. Para esta segunda e terça-feira, dias 21 e 22, o tempo ficará instável e com condições para chuva moderada a localmente forte, acompanhada de descargas atmosféricas. Somente nesta segunda-feira, até o início da manhã, o estado já tinha registrado 15 mil descargas atmosféricas. 

As rajadas de vento podem chegar a 60 km/h e as temperaturas estarão estáveis e, em Palmas, a máxima é prevista deve ficar em torno de 30°C. A expectativa é que nesta terça-feira, dia 21, os ventos fiquem mais intensos nas regiões Centro e Sul, e no final de semana, no extremo norte do estado.