Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto literário Florescendo em Versos: contos poéticos da existência feminina, busca promover a preservação e a promoção da cultura local dando voz às mulheres tocantinenses. A iniciativa tem como objetivo geral oferecer uma plataforma para que mulheres expressem suas experiências e perspectivas únicas por meio da poesia, explorando temas que abordam a vida e a existência feminina. 

Idealizado pela jornalista Jaqueline Moraes, o projeto propõe documentar as trajetórias das mulheres por meio da poesia narrada, para valorizar as histórias femininas no contexto cultural tocantinense. Através de um audiolivro de poesias sobre o universo feminino, narrado exclusivamente por mulheres, a iniciativa visa enriquecer o diálogo acerca das questões pertinentes às vivências femininas e celebrar a diversidade e força das mulheres do Tocantins. "O formato de audiolivro também possibilita que mulheres cegas e não alfabetizadas possam ter acesso ao produto", explica Jaqueline. 

Além do audiolivro, o projeto também possui outras contrapartidas sociais, de forma gratuita: a oferta de duas oficinas de escrita criativa em escolas públicas do estado e a realização de uma roda de conversa com mulheres no Clump Coworking, no dia 30 de novembro, das 9h às 12h, onde as mulheres vão poder compartilhar as suas próprias poesias e experiências. A atividade será aberta ao público, mas com vagas limitadas.  

O público-alvo são mulheres tocantinenses de todas as idades e origens, interessadas em discussões sobre gênero, empoderamento feminino e literatura. Os conteúdos do audiolivro Florescendo em Versos serão disponibilizados via plataformas digitais de áudio e no Instagram @florescendo.emversos, onde as interessadas também podem acompanhar as atualizações e como serão feitas as inscrições para os encontros.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo trata de ações emergenciais destinadas à cultura e seus profissionais, adotadas em razão dos efeitos econômicos e sociais pós-pandemia da Covid-19.