O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, analisa que a tentativa de ataque da noite dessa quarta-feira, 13, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, reforça a necessidade de fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Segundo o chefe do Executivo, é momento de união nacional.
"A tentativa de ataque na noite de ontem, na Praça dos Três Poderes, reforça a necessidade de fortalecer o Estado Democrático de Direito. É momento de união nacional para que as instituições permaneçam firmes e o diálogo pacífico prevaleça. Seguimos unidos em defesa da democracia!", divulgou o governador nas suas redes sociais (X e Instagram).
Ataque
A Polícia Federal investiga as explosões na praça dos Três Poderes como um ato terrorista. As explosões ocorreram por volta das 19h30. Primeiro, foram detonados explosivos em um carro estacionado no anexo 4 da Câmara dos Deputados, próximo ao STF. Em seguida, houve e explosão de artefatos no corpo do suposto autor do ataque, que morreu em frente à sede do Supremo.
O prédio do Supremo Tribunal Federal foi evacuado e está com a segurança reforçada.
O dono do carro ligado à explosão, o chaveiro Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, é apontado como o autor da tentativa de ataque. Ele foi candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul, Santa Catarina em 2020.
A Polícia Federal fará reconstituição de cenário como na investigação do 8 de janeiro.