Um idoso de 78 anos, desaparecido desde o fim da tarde de sábado, 16, foi encontrado pela Polícia Militar (PM) em Arraias após uma força-tarefa que contou com o apoio de voluntários e familiares. O senhor Manoel Lima, que havia saído de sua residência, localizada na área rural, por volta das 17h, se perdeu na mata e só foi localizado no domingo.
A PM foi acionada às 23h de sábado, depois que os familiares, sem sucesso nas buscas iniciais, decidiram pedir ajuda. As buscas começaram ainda na noite de sábado, mas, devido à baixa luminosidade e à necessidade de cumprir protocolos de segurança, foram suspensas para serem retomadas ao amanhecer.
Na manhã de domingo, uma equipe liderada pelo comando da unidade, acompanhada por três militares, foi reforçada por membros de uma igreja local, onde a família da vítima congrega. Além disso, amigos da família utilizaram drones para ampliar a área de busca.
Estratégia de buscas coordenada pela PM
As equipes foram divididas para cobrir possíveis rotas usadas pelo idoso. Também foram estabelecidas funções específicas para logística, comunicação e primeiros socorros. O Corpo de Bombeiros de Dianópolis foi acionado para oferecer suporte com drones equipados com câmeras térmicas e cães farejadores.
O comandante do Batalhão, tenente-coronel Gleidison Carvalho, destacou a importância de uma coordenação precisa em operações como essa, afirmando que, sem articulação adequada, o risco de novas ocorrências aumenta.
Final feliz e reconhecimento
O idoso foi encontrado próximo a uma estrada de terra, caminhando desorientado. Após ser resgatado, foi avaliado pela equipe da PM, que constatou que ele estava em boas condições, sem sinais de hipotermia, desidratação, exaustão ou picadas de insetos. Após ser hidratado e alimentado, relatou que havia tentado encontrar o caminho de volta durante a noite, mas sem sucesso.
O senhor Manoel Lima agradeceu o esforço da Polícia Militar. “Gostaria de agradecer pela atenção e por terem me encontrado com vida, graças a Deus”.
O líder religioso Jorge Sirqueira, que coordenou 15 voluntários da igreja nas buscas, expressou gratidão à PM. “Assim que soubemos do ocorrido, nos prontificamos a ajudar, e o direcionamento dado pela PM foi fundamental”.
De acordo com o tenente-coronel Gleidison Carvalho, situações como essa têm se tornado mais comuns no Tocantins, e a Polícia Militar já adota protocolos eficazes para lidar com desaparecimentos, utilizando tecnologia, trabalho em equipe e a colaboração da comunidade. “A união entre a PM, familiares e amigos foi determinante para localizar o idoso com vida”, concluiu. (Com informações da PMTO)