O Projeto de Lei Nº 057/2024, de autoria do vereador Pedro Cardoso (Republicanos), que propõe a instituição da Semana do Carnaval da Capital, como evento oficial do calendário de festividades do município, apresentado ainda em fevereiro, voltou a ser discutido em Plenário na terça-feira (19). O presidente da Casa, o vereador Folha (PSDB), foi à tribuna elogiar a iniciativa do parlamentar e garantiu que se depender do Legislativo, a proposição irá se tornar Lei o mais breve possível.
“Vossa Excelência permitiu que nós pudéssemos implementar em seu Projeto de Lei algumas sugestões para que possamos fortalecer essa cultura de tradições locais como os bloquinhos de carnaval, como foi realizado já no ano passado”, disse o presidente.
De acordo com o texto do PL 057/2024, o Carnaval da Capital será realizado anualmente no período da semana do carnaval e contará inicialmente com escolas de samba, blocos carnavalescos, trios elétricos, shows musicais e outros eventos culturais em diversas regiões da cidade.
Ainda segundo a proposição inicial, além das emendas dos próprios vereadores, a gestão poderá designar uma pasta para ser responsável pela realização do Carnaval da Capital e celebrar convênios e parcerias com demais entidades públicas e privadas para dar suporte a realização de todas as atividades.
“O carnaval de rua, os blocos e demais manifestações carnavalescas são uma tradição em nossa capital que andavam meio esquecidas. Com esse projeto, pretendemos reacender essa chama da celebração dessa grande festa popular. Além de cultura e tradição, o Carnaval da Capital irá fomentar o comércio de todas as formas bem como a geração de emprego e renda durante esse período, e atrair cada vez mais turistas e os próprios moradores da nossa capital para participar dessa festa”, declarou o vereador Pedro Cardoso.
Leia também: Coletivo Somos e Fenty Ampla articulam na Câmara garantia do Carnaval de Rua em Palmas