Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas

A Câmara de Palmas (CMP) aprovou nesta manhã de terça-feira, 26, Projeto de Lei de autoria do vereador Pedro Cardoso (Republicanos) que propõe a instituição da Semana do Carnaval da Capital - como evento oficial do calendário de festividades do município. Já esperado, os vereadores com forte posicionamento religioso manifestaram-se contrários: Rubens Uchoa (União), Daniel Nascimento (Republicanos) e Eudes Assis (PSDB), além de Marilon Barbosa (Republicanos) que também votou contra. 

O projeto de Pedro Cardoso foi apresentado ainda em fevereiro na Câmara. Para que a votação acontecesse agora, foi necessária a quebra de interstício, sem passar por comissões. 

Eudes, cantor gospel, foi o primeiro a informar seu voto contrário. Daniel, pastor evangélico, votou contra após reclamar que a proposta não passou pela CCJ para que fosse avaliada a constitucionalidade. O presidente da Casa, José do Lago Folha Filho (PSDB), no entanto, esclareceu ao vereador que o projeto esteva pautado na ordem do dia desde a semana passada. 

Eudes, que é diácono da Assembleia de Deus Missão, também reclamou, disse que o projeto gera despesas e não passou pela Comissão de Finanças, acreditando tratar-se de algo inconstitucional. Folha, mais uma vez, explicou que a ideia é apenas regulamentar. "O Projeto apenas regulamenta uma atividade cultural do município de Palmas. Quem conhece Rio de Janeiro, São Paulo, sabe que os carnavais de rua são patrocinados pela iniciativa privada e quando há recursos municipais ou do Estado é o próprio governo ou o próprio município que destina, mas nesse projeto em si ele não gera despesas, ele apenas regulamenta a atividade do carnaval de rua no município de Palmas. Queria muito parabenizar o vereador Pedro Cardoso", disse. 

O carnaval de rua em Palmas é tradicional e reúne foliões em vários pontos da cidade. 

Reprodução/Câmara de Palmas 

Leia também: Coletivo Somos e Fenty Ampla articulam na Câmara garantia do Carnaval de Rua em Palmas