Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Caixa Cênica é o termo que se utiliza para nomear o espaço dos teatros em que ficam as maquinarias e é de lá que muito da magia das apresentações teatrais acontecem. Utilizando o termo Caixa Cênica a partir do filósofo naturalizado brasileiro Vilém Flusser, que remetia os aparelhos tecnológicos a caixas pretas que simulam o pensamento humano, o curta-metragem “Navegando Entre Caixas Pretas” traz entrevistas com artistas tocantinenses e de diversas partes do País, buscando entender como está essa relação.

A obra audiovisual será lançada na próxima terça-feira, 3, às 19h30, no Cine Cultura, com entrada franca. De acordo com o diretor da obra, Gustavo Henrique, o documentário propõe “apresentar um estudo sobre as relações da Caixa Preta, o público e o artista dentro do contexto da pandemia de Covid-19, a chegada de ferramentas audiovisuais e aparelhos tecnológicos e como essas relações foram afetadas.”

A obra dá continuidade a uma pesquisa iniciada durante a pandemia, em 2020, realizada por Gustavo Henrique, que reside e trabalha em Palmas, junto à Universidade Federal do Tocantins (UFT). Essa pesquisa já gerou um espetáculo teatral, em diálogo com a linguagem audiovisual, transmitido de graça pelo Youtube, e levou à realização de um doutorado em Artes, pela UNESP.

O projeto foi realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal, geridos pela Fundação Cultural de Palmas e pela Secretaria da Cultura do Tocantins.