Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes do Movimento Juventude Pelo Tocantins (JUNTO), o diretor executivo Ricardo Amorim e a advogada Iara Carolina, apresentaram nesta terça, 3, o projeto ao partido União Brasil representado pela chefe de gabinete da senadora Professora Dorinha Seabra Rezende (UB), que visa no primeiro ano de 2025 a busca por jovens para fortalecer sua presença na política.

O movimento Junto é um projeto e organização de base suprapartidário, sem fins lucrativos que irá trabalhar para potencializar a atuação e a capacidade de impacto dos feitos da juventude tocantinense. A atuação inicial será com uma abordagem institucional, visitando cidades, buscando lideranças juvenis e/ou propondo a criação de movimentos estudantis e comunitários que carecem de atenção.

Serão criadas 8 regiões de atuação com sua cidades, com seus respectivos representantes: Bico do Papagaio, Norte Araguaia, Cerrado Tocantins Araguaia, Cantão, Capim Dourado, Jalapão, Ilha do Bananal e Sudeste, e suas respectivas cidades sedes: Araguatins, Araguaína, Colinas do Tocantins, Paraíso, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Dianópolis.

Para os representantes e idealizadores do projeto, é de suma importância resgatar as ideias e anseios da juventude, principalmente no que envolve políticas públicas. Resgatar movimentos como os estudantis, comunitários, religiosos e de ação social, buscando fortalecer e ocupar espaços que oportunizem múltiplas atividades, que possam abrir possibilidades que são importantes para o desenvolvimento da juventude do Estado.

"Em nosso Estado, precisamos olhar com mais atenção para o papel do jovem na sociedade. Para termos ideia de sua importância, o Tocantins ocupa o 3º lugar no ranking de Estados com maior número de eleitores jovens entre 16 a 17 anos de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o Estado tocantinense tem um total de 31.019 mil eleitores jovens na faixa etária de 16 e 17 anos, números somam um percentual de 2,65%, aumento de 24% em 2024 comparado a 2022. Queremos estar presente nos 139 municípios do estado e trazer a importância da juventude na política como peça fundamental na sociedade", pontuou o Amorim.

“Precisamos resgatar a juventude que sempre ousou lutar por melhores condições de vida e projetos que beneficiem a sociedade jovem que perece ano após ano. Esse universo jovem se encontra muito afastado da vida política do nosso Estado. Sabemos que a luta é grande, mas o primeiro passo será dado e o início a partir de janeiro de 2025”, ressalta Iara Carolina. 

Segundo os representantes do movimento, o projeto já está em andamento e agora busca por lideranças jovens para lutar por direitos fundamentais estabelecidos na lei 12.852, que é o estatuto da juventude.