Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Loise Maria/Secom-TO

Foto: Loise Maria/Secom-TO

A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, homenageou os dez jovens selecionados por meio do Programa Jovem Trabalhador do Tocantins, que irão representar o Tocantins em um intercâmbio cultural na Espanha, dos dias 15 a 22 de março de 2025. O evento Partiu, Barcelona ocorreu na tarde dessa quarta-feira, 11, no auditório do Palácio Araguaia, com a presença de diversos jovens que fazem parte do programa Jovem Aprendiz e autoridades estaduais.

Idealizadora da cerimônia e madrinha do programa Jovem Trabalhador do Tocantins, a primeira-dama Karynne Sotero destacou a relevância do projeto, que atualmente beneficia cerca de 3 mil jovens em todo o estado. “Hoje, celebramos um marco importante na vida desses jovens, que representam a força e o talento da nossa juventude. Este intercâmbio é um dos muitos benefícios do programa Jovem Trabalhador do Tocantins, o maior programa de aprendizagem do Norte do Brasil, que já impactou a vida de mais de 3 mil jovens e suas famílias. O Governo do Tocantins tem um compromisso com o futuro, investindo em iniciativas que ampliam horizontes e abrem portas para novas oportunidades. Que essa experiência em Barcelona seja apenas o começo de uma trajetória de sucesso e realização para cada um deles. Estamos muito orgulhosos”, destacou a primeira-dama.

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Cleizenir dos Santos, ressaltou que com o intercâmbio cultural Partiu, Barcelona, o Governo do Tocantins reforça seu compromisso com a formação cidadã e a valorização dos jovens. “Parabenizo a iniciativa do nosso Governador por acolher esse programa, que é tão importante na vida dos nossos jovens, juntamente com a primeira-dama Karynne que tem feito um trabalho extraordinário. E principalmente todos os jovens selecionados pelo programa, com o Partiu Barcelona, o Governo do Tocantins reforça seu compromisso com a formação cidadã e a valorização dos jovens, celebrando um marco que promete transformar não apenas os selecionados, mas inspirar novos jovens”, informou Cleizenir dos Santos.

Foto: Loise Maria/Secom-TO

Jovem Trabalhador

O programa Jovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Demá Jovem by Renapsi, reconhecido como o maior programa de primeiro emprego da região Norte do Brasil. Desde sua criação, já beneficiou mais de 3 mil adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 21 anos, nos 139 municípios tocantinenses.

Os jovens selecionados para representar o Tocantins no intercâmbio cultural foram: Adriana Reges Barbosa, de Arraias; Adriel Rodrigues dos Santos, de Monte Santo do Tocantins; Ana Carolina Prudêncio Almeida, de Nova Rosalândia; Andressa Barreira Lima de Araújo, de Centenário; Joane dos Santos Silva, de Filadélfia; Kalívia Alves de Oliveira, de Darcinópolis; Larissa Nascimento da Silva, de Lajeado; Leiliane Cavalcante de Albuquerque, de Novo Jardim; Thays Henrique Silveira, de Gurupi; e Verônica Eduarda Rezende de Paula, de Tupiratins.

A jovem Ana Carolina Almeida expressou que esse é um momento único em sua vida, ter a oportunidade de conhecer outro país e vivenciar outras culturas. “Eu estou muito feliz, nem acreditei quando recebi a notícia, eu que vim lá de Nova Rosalândia agora vou ter a oportunidade de ir para Barcelona. Acho que assim como eu os meus colegas também estão em estado de choque e ansiosos para esse intercâmbio. Somos muito gratos pelo Governo do Tocantins e pelo Programa Jovem Trabalhador por nos proporcionar esse momento único em nossas vidas”, enfatizou.

Emocionada, a dona Glória dos Santos, mãe do jovem Adriel Rodrigues, um dos selecionados, contou que a família recebeu a notícia com muita alegria, pois ver o filho desfrutar de uma oportunidade como essa não era algo imaginado por eles. “Ficamos muito felizes em ver que o nosso filho foi destaque entre vários jovens, sendo selecionado para esse intercâmbio. O Adriel sempre foi um menino estudioso, focado e trabalhador, essa conquista é mérito total do esforço diário dele”, ressaltou a mãe do jovem.

Intercâmbio cultural

Promovido pelo Jovem Trabalhador, em parceria com a Demá Jovem by Renapsi, o intercâmbio cultural Partiu, Barcelona tem como objetivos fomentar e valorizar os participantes do programa, oferecendo experiências únicas de aprendizado, convivência e troca de conhecimentos. O intercâmbio, que ocorrerá entre 15 e 22 de março de 2025, incluirá visitas culturais, atividades acadêmicas e momentos de integração.

A diretora Nacional de Operações da Demà, Aline Ferreira, destacou que o Partiu, Barcelona é uma oportunidade de ampliar novos horizontes e proporcionar experiência única para os 10 jovens selecionados. “O Jovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo exitosa, que vem desenvolvendo jovens por meio da oportunidade formal de emprego e agora, com o Partiu, Barcelona, um intercâmbio que proporcionará a dez jovens a experiência única, de adquirir experiências e conhecimentos. Essa conquista é fruto do esforço de cada um que foi contemplado por meio do edital. Esse resultado demonstra que ter disciplina, ter compromisso e ter esforço vale a pena no fim das contas. Que essa seja uma oportunidade para a gente ampliar novos horizontes”, declarou.

O processo seletivo para o intercâmbio ocorreu por meio de edital e os resultados foram divulgados em 26 de setembro de 2024. Os jovens tiveram até o início de outubro para providenciar os documentos necessários para emissão de passaportes e outras preparações relativas à viagem. Para participar do intercâmbio, os jovens precisavam estar inscritos no programa Jovem Trabalhador até 31 de março de 2024. A iniciativa se destaca por preparar a juventude tocantinense para os desafios do mercado de trabalho, promovendo inclusão e desenvolvimento em todo o estado. (SecomTO)