O Comitê de Cultura no Tocantins convida artistas, produtores culturais e técnicos do setor para contribuírem com a construção do novo Plano Nacional de Cultura (PNC). A consulta é realizada por meio de um formulário que permite aos participantes votarem em propostas já existentes ou apresentarem até três sugestões de novas propostas que acreditam ser fundamentais para o avanço da cultura no país.
O formulário pode ser acessado através do link https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/planocultura?locale=pt-BR, até a próxima segunda-feira, 23.
Para o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins e presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas, Kaká Nogueira, esta é uma oportunidade única para que as vozes da comunidade cultural sejam ouvidas e consideradas na formulação das políticas públicas que guiarão a cultura brasileira pelos próximos 10 anos. “É mais uma oportunidade de integração do Governo com os artistas e comunidade cultural, sendo uma chance de participar ativamente na construção de um futuro mais inclusivo, diverso e inovador para as artes, sociedade brasileira e a cultura no Brasil”, considera.
Para mais informações sobre como participar, acesse o site oficial do Ministério da Cultura ou entre em contato com o Comitê de Cultura do Tocantins, através do Instagram @fetac.oficial.
Plano Nacional
O novo PNC será organizado em torno de princípios, diretrizes, objetivos e metas, com base nos oito eixos temáticos definidos pelo MinC. No mês de Novembro, uma oficina do Ministério da Cultura foi realizada em Palmas como uma das etapas do processo participativo, que ocorre em todo o país para revisar e redesenhar as políticas culturais dos próximos 10 anos, e aconteceu no estado com apoio do Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura (Secult).
Sobre o Comitê
O Comitê de Cultura no Tocantins é integrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura - Ministério da Cultura (Minc), e atua em todo o Estado, buscando descentralizar as ações culturais e estimular a produção artística em todas as regiões. Ele é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê. O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.