Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Tecnologia

Foto: Dalvanilde Serra As acadêmicas da Ulbra Palmas desenvolveram o projeto dentro da disciplina de engenharia de software As acadêmicas da Ulbra Palmas desenvolveram o projeto dentro da disciplina de engenharia de software

Pelo terceiro ano consecutivo, acadêmicos de Engenharia de Software da Ulbra Palmas são selecionados para participar da imersão promovida na 13° edição da Campus Mobile. A iniciativa do Instituto Claro acontece entre os dias 9 e 14 de fevereiro, em São Paulo, e é destinado para criadores de ideias e soluções para mobile que gerem impacto social.

Desta vez, o destaque ficou por conta do OnTerapia, uma plataforma mobile desenvolvida por um grupo de alunas com o objetivo de otimizar a gestão de consultórios de psicologia. A ferramenta oferece funcionalidades como armazenamento seguro de notas de sessão, geração de relatórios automáticos, videochamadas e suporte avançado por inteligência artificial. Além de facilitar o cotidiano dos profissionais de saúde mental, o projeto busca transformar a experiência de psicólogos e pacientes por meio de tecnologia acessível e intuitiva.

Áurea Ferreira, integrante da equipe responsável pelo OnTerapia, destacou a ansiedade e a alegria de participar do evento. “É a minha primeira viagem com as minhas amigas e uma experiência única. A Campus Mobile no currículo representa uma oportunidade de crescimento enorme. Estou ansiosa para aprender, fazer networking e conviver com pessoas que trazem outras vivências para a gente”, comentou.

Elaborado sob a orientação do professor Jackson Gomes, na disciplina de desenvolvimento de software para dispositivos móveis. A ideia do OnTerapia nasceu no ambiente acadêmico, onde a equipe identificou uma oportunidade de atender uma necessidade recorrente entre psicólogos próximos. “Aqui na Ulbra, temos muitos professores e amigos formados em psicologia. A proposta veio do nosso desejo de criar algo útil para eles, aproveitando nosso conhecimento adquirido na disciplina do professor Jackson Gomes”, explicou a estudante Anne Ingrid Chagas.

Para a estudante, a aprovação do projeto simboliza o reconhecimento de todo o empenho investido durante a disciplina. “Depositamos muito amor, suor e garra nesse trabalho. É gratificante ver nosso esforço ser valorizado. Desde o início da faculdade, era nosso sonho participar de algo tão grande, e agora conseguimos”, celebrou.

Jayane Xavier Gomes, outra integrante da equipe, ressaltou o orgulho e a superação envolvidos no desenvolvimento do projeto. “A gente lutou muito. Desde o início da faculdade sonhávamos em uma viagem em equipe, só as meninas. Foram muitos dilemas, até conflitos no grupo, mas tudo foi resolvido. É um orgulho enorme ver nosso esforço sendo reconhecido e divulgado. Agora, estamos ansiosas para viver essa experiência e aproveitar ao máximo”, afirmou.

Com os olhos voltados para o futuro, Maria Fernandes explana o desejo que o grupo pretende continuar aprimorando o projeto mesmo após o evento que conta com orientação de especialistas na área da inovação e empreendedorismo. “Queremos levar o OnTerapia adiante, melhorar e expandir sua aplicação. O evento será uma chance de conhecer pessoas, entender processos reais e abrir portas para novas oportunidades”, concluiu.

A presença recorrente de estudantes da Ulbra Palmas no Campus Mobile reafirma o potencial transformador da prática aliada à inovação tecnológica, consolidando a Ulbra Palmas como um polo de desenvolvimento de talentos e ideias no cenário acadêmico “A universidade nos deu uma base sólida. Já apresentamos artigos no Encoinfo, ministramos cursos e participamos de seminários. O professor Jackson sempre incentiva apresentações, o que nos ajudou muito a nos sentir confiantes”, destacou uma das alunas.