A Cerimônia de abertura da 5ª Final Nacional de Vôlei Adaptado à Melhor Idade foi realizada nesta quinta-feira, 23, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e reuniu autoridades, atletas e entusiastas do esporte. Essa é a primeira vez que a atividade acontece fora de São Paulo. Os jogos começam hoje e vão até o domingo, dia 26. Cerca de mil atletas, de 30 delegações, integram times dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Tocantins e Bahia.
A abertura do evento contou com apresentações culturais e a execução do hino Nacional que foi regida pelo maestro José Bruno da banda da Polícia Militar. O atleta Ari Porto conduziu o juramento, compromisso que foi firmado entre os demais atletas presentes.
Participaram da cerimônia compondo o dispositivo de honra o secretário estadual de turismo, Hercy Filho, representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o secretário estadual de esporte e juventude, Atos Araújo, o secretário de governo e relações institucionais de Palmas, Sérgio Vieira Marques (Soró), representando o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, a presidente da Agtur, Ana Paula Setti, o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA), Lucas Dimarco e representando o Sistema Fecomércio Tocantins, o presidente Itelvino Pisoni, e o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio (Cetur) e Palmas Convention & Visitors Bureau, Marcelo Perim.
Marcaram presença também a diretora regional do Sesc, Alexandra Bramatti, e a diretora regional do Senac, Cláudia Oneide Silva.
Foto: Divulgação FecomércioO evento se destacou pela euforia das delegações. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio-TO), Itelvino Pisoni, parabenizou os atletas pela dedicação ao esporte. “Acreditamos que o esporte é um importante instrumento de transformação social e incentivamos a prática por meio das atividades do Sesc. Ao vermos tantos de vocês praticando esportes, com alegria e determinação, somos inspirados a cuidar da nossa saúde e a envelhecer com qualidade de vida", registrou.
O Vôlei Adaptado favorece a inclusão, incentiva a prática esportiva entre idosos e reforça a importância do esporte como ferramenta de bem-estar e integração social. A realização da final nacional em Palmas coloca a capital na rota de grandes eventos e permite que indicadores sejam criados para mensurar o impacto de atividades deste porte na localidade. É o que defende o presidente da Palmas Convention & Visitors Bureau, Marcelo Perim. Como um dos realizadores do evento, Perim fez a abertura oficial da cerimônia destacando o exemplo que os atletas dão para todas as gerações e convidando-os para que conheçam mais da cidade. “Desejo uma boa competição. Usufruam dos equipamentos turísticos e retornem para aproveitar mais do que a nossa capital tem a oferecer”, indicou.
O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), Lucas Dimarco, fez um discurso otimista e trouxe detalhes sobre a próxima fase. “Isso é só o começo de um sonho que vai crescer, quero anunciar para vocês que essa competição é oficial e dará vaga para a Super Liga das Américas. Estaremos presentes ao lado de Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e México”, anunciou.
Alexandra Souza, de Itanhaém (SP) compartilha que participar dos jogos é um desafio, ao mesmo tempo em que é uma experiência única e faz o convite: “não fique em casa, se exercite e se escolher o vôlei, meu convite é para que faça parte do nosso time. Essa é uma prática maravilhosa”. Dora Alice de Carvalho, da mesma delegação, completa “a prática de vôlei nos lembra que nós não estamos velhos, nós estamos vivos”.
Organização
A 5ª Final Nacional de Vôlei Adaptado à Melhor Idade é realizada pela Palmas Convention & Visitors Bureau e a Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), recebe o fomento Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Turismo, tem o Sesc Tocantins como patrocinador ouro e a Clínica de Olhos Yano, Sesi, Nutro Life – Especialidades e Mix Alimentos como patrocinadores prata. Fecomércio, Senac e Cetur são apoiadores da competição. (Fecomércio)