A presença de autoridades municipais e estaduais dos poderes constituídos do Tocantins movimentou a sessão especial de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins, para o biênio 2025-2026, realizada neste sábado, 1º de fevereiro. O ato foi prestigiado por representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, OAB, prefeitos e vereadores de diversos municípios tocantinenses.
A manifestação das autoridades presentes traduziu-se no apoio e validação ao trabalho dos novos empossados, encabeçados por Amélio Cayres (Republicanos), reeleito à Presidência da Mesa.
Discursando em nome dos demais deputados, Jorge Frederico (Republicanos), disse que a recondução de Amélio à Presidência é reflexo da boa atuação dele na Casa, nos dois anos anteriores, e revela o clima de unidade vivenciado no Parlamento Estadual.
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) também elogiou a capacidade de Amélio de agregar lideranças ao seu entorno. “Essa união reflete em bons resultados para o Estado e para a população”, destacou.
Em seu discurso de posse, Cayres reafirmou o compromisso de conduzir uma gestão compartilhada com os 23 deputados e com os demais poderes constituídos, visando atender aos anseios dos tocantinenses.
Governabilidade
Cayres foi enfático sobre sua relação com o Governo do Tocantins. “Já fomos criticados e chamados de 'governistas'. Quero reafirmar que nós não trabalhamos pelo governo ou para o governo, mas sim pela governabilidade. O meu apoio e o apoio desta Casa ao Governo do Estado não comprometem a autonomia deste Parlamento. Pelo contrário, nosso papel é somar esforços para ver a transformação chegar na casa de quem realmente necessita [população]”.
Balanço
Amélio Cayres fez um balanço das ações realizadas nos dois anos anteriores, destacando a realização concurso público da Casa, com resultado homologado ontem, 31 de janeiro.
“Em dois anos, aprovamos mais de 2.600 requerimentos e 500 leis importantes, a exemplo da matrícula escolar de pessoas com deficiência; folga anual para cuidado com a saúde dos trabalhadores; Política Estadual de Cultura da Leitura e Escrita, dentre outras”, ressaltou.
Mencionou também o pagamento de todas as progressões atrasadas, data-base, reajuste salarial e atualização necessária da carreira dos nossos efetivos. “Isso representa segurança profissional e valorização do árduo trabalho prestado”.
Expectativas
Nos próximos anos, o presidente disse que vai continuar priorizando o atendimento das necessidades das pessoas para cumprir com o que chama de “gestão conjunta e de resultados”.
Empossados
Além de Cayres, foram empossados os deputados Léo Barbosa (Republicanos) e Cleiton Cardoso (Republicanos), respectivamente, para os cargos de 1º e 2º vice-presidente.
Os deputados Vilmar de Oliveira (Solidariedade), Janad Valcari (PL), Luciano Oliveira (PSD) e Marcus Marcelo (PL), foram empossados nos cargos de 1º, 2º, 3º e 4º secretário, respectivamente.
Solenidade
A solenidade teve início com a execução do hino nacional, executado pela banda de música da Polícia Militar do Tocantins, seguindo com o Ato de Posse, foto oficial dos empossados e apresentação do músico Badinho Araújo. Ao encerrar, Amélio fez o convite para participação de todos na sessão de abertura oficial ano do legislativo de 2025, que será realizada na próxima terça-feira, 4. (AL/TO)