Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Educação, deu início ao ano letivo de 2025 nesta segunda-feira, 3. Este ano, 7.575 alunos estão matriculados nas 30 escolas do município, sendo sete delas de Tempo Integral. Para garantir um ensino de qualidade, a rede conta com 641 professores, além de gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos, que desempenham um papel essencial na formação educacional dos estudantes.

Na Escola Municipal Divino Espírito Santo, localizada no setor Jardim Brasília, o retorno às aulas foi marcado por uma recepção calorosa, tanto para os alunos da educação infantil, quanto para os estudantes do ensino fundamental. “Fizemos um planejamento ao longo dessas duas últimas semanas para poder receber os nossos alunos com todo carinho. A equipe toda se uniu para recepcionar os nossos alunos da melhor forma possível, onde eles se sentissem acolhidos no ambiente escolar. As professoras se empenharam, toda a equipe para que esse momento acontecesse o mais belo e o mais acolhedor possível”, ressaltou a gestora da unidade, Rubia Guimarães. 

Lenice Silva, professora do Maternal II Integral, também destacou que essa preparação é fundamental para a acolhida das crianças novatas. “Hoje estamos muito felizes, pois estamos aqui na nossa Escola Divino Espírito Santo, e é com muita alegria que recebemos os alunos. Houve um preparatório grande, a correria para estar arrumando, preparando a sala para receber as crianças. A professora vem caracterizada para as crianças poderem se sentir mais alegres e descontraídas ao chegar na escola, porque a gente também está recebendo várias crianças novatas, então a gente tem que receber elas com muito amor e carinho. Esse é o nosso propósito, esse é o nosso objetivo como professora, nós temos que estar sempre dando o nosso melhor”, explicou. 

O entusiasmo pelo início das aulas também foi compartilhado pelas famílias. Luzimere Miranda, avó de uma aluna do Maternal II, contou sobre a expectativa da neta para o retorno. “Ano passado ela já estudou aqui, foi ótimo, expectativa também muito grande. Inclusive ela passou a noite sem dormir, ansiosa, querendo vir. Então, a expectativa é muito boa, que seja igual ao ano passado, porque eu só tenho a agradecer a toda a equipe do Divino Espírito Santo”.