Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Mundo Pet

Foto: Freepik/@rawpixel

Foto: Freepik/@rawpixel

O abandono de animais em empreendimentos residenciais é um problema recorrente, o que exige maior atenção e conscientização da sociedade. Animais de pequeno porte, como cães e gatos, e de grande porte, como cavalos e bois, merecem cuidados adequados para garantir seu bem-estar e evitar impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública.

Esse tipo de problema pode ser enfrentado por meio de ações educativas, denúncias de casos de maus-tratos e abandono e iniciativas de prevenção. Além disso, é fundamental que a fiscalização seja realizada pelos órgãos públicos competentes, em colaboração com empreendedores locais e a população em geral.

A Buriti Empreendimentos tem contribuído para a conscientização ambiental e social. Anderson Diedrichs, gerente regional da empresa, destaca essas ações. “Nossos empreendimentos sempre buscam contribuir para a qualidade de vida nas regiões onde atuamos. Reconhecemos a relevância desse tema e estamos comprometidos em colaborar com a sociedade para minimizar problemas como o abandono de animais, alertando os moradores e fazendo contatos com os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização”, afirma.

Pablo Teixeira, presidente da Associação das Empresas Loteadoras do Tocantins (AELO-TO), reforça que “abandonar animais não é apenas um ato irresponsável, mas também prejudica o meio ambiente, a saúde pública e o bem-estar dos próprios animais. É essencial que a população se conscientize e que o poder público intensifique as ações de fiscalização”.

Para lidar com essa questão, algumas atitudes podem ser tomadas:

·        Denuncie: Em casos de maus-tratos ou abandono, acione os órgãos municipais de controle de zoonoses ou a delegacia mais próxima.

·         Procure apoio: Entre em contato com ONGs ou grupos de proteção animal para buscar orientação sobre como ajudar os animais.

·         Eduque: Promova informações entre amigos e vizinhos sobre a necessidade de cuidar dos animais e evitar o abandono.

·         Adote com responsabilidade: Antes de adotar, avalie sua capacidade de cuidar adequadamente do animal.