Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Guarda Metropolitana de Palmas, a primeira guarda a ser criada no Tocantins, comemorou seus 32 anos de fundação. Para celebrar a data, a Prefeitura de Palmas organizou um evento no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues nessa segunda-feira, 10. O vice-governador Laurez Moreira, na ocasião, destacou a importância da segurança pública.

"Quando se fala em estado, de governo, para mim uma das áreas mais importantes é a segurança pública. E o nosso prefeito Eduardo Siqueira Campos sempre teve essa preocupação. Quando ele criou a guarda, foi com o objetivo de fazer de Palmas uma cidade realmente segura, em que as pessoas pudessem transitar com tranquilidade. Quero parabenizar o prefeito pela sua atuação e também a todos os membros da guarda pela dedicação em cuidar da segurança da nossa população", declarou Laurez Moreira.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos disse que a Guarda Municipal é um sonho que se tornou realidade. “É um sonho realizado, uma semente plantada que hoje é motivo de muito orgulho. A Guarda é um patrimônio do povo de Palmas, ela nasceu, como nasceram as Guardas, para cuidar dos prédios, dos espaços públicos, mas ela se transformou e, hoje, ela é, na verdade, um braço de proteção social, que pode fazer busca e apreensão, desarmamento, que tem segmentos especializados na defesa da sociedade”, afirmou.

O comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Inspetor Fernandes, que ingressou na guarda em 1996, destacou os avanços da corporação ao longo de seus 29 anos de carreira. "Estou muito feliz, porque hoje é uma data histórica. O prefeito Eduardo Siqueira, criador da nossa guarda, voltou ao comando da instituição. Em 1º de fevereiro de 1993, ele criou a nossa honrosa corporação. Gratidão, prefeito, porque se não fosse a sua visão e o desígnio de Deus, não estaríamos aqui hoje", disse o inspetor Fernandes, enfatizando as conquistas da guarda, como a implementação de agrupamentos como o de robôs, operações, o grupamento ambiental em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e o projeto social da Orquestra Jovem, que tem resgatado muitas vidas. "Este projeto social é de excelência, e é um dos maiores legados que a Guarda Metropolitana pode deixar à sociedade", concluiu.

A cerimônia incluiu a entrega simbólica de equipamentos que já estão em operação nas ruas, que evidencia os avanços da Guarda Metropolitana e sua constante evolução para garantir a segurança da população de Palmas.

Diversas autoridades participaram do evento, dentre elas a Senadora Dorinha Seabra, a primeira-dama de Palmas Pollyana Siqueira, o vice-prefeito Carlos Velozo, o deputado federal Vicentinho Júnior, o deputado estadual Júnior Geo e o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Marilon Barbosa.