O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realizou nesta sexta-feira, 14, uma ação de vigilância ativa e cadastramento de piscicultura no município de Novo Acordo, na região centro leste do Estado. A Agência tem a meta de cadastrar mais de mil novos estabelecimentos aquícolas, este ano, e realizar uma atualização nos cadastros.
Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos da Adapec, Elias Mendes, existem atualmente mais de 1.300 estabelecimentos de pisciculturas cadastrados na instituição. “O cadastro é uma importante ação do órgão para fortalecer o controle e prevenção de doenças nos animais aquáticos, pois é por meio dele, que realizamos as visitas técnicas nas pisciculturas, orientando os produtores sobre a importância de adotar as boas práticas de manejo e medidas de biosseguridade,” destacou Elias Mendes.
O senhor Cantídio Neto Machado Amorim, da Chácara Vale do Zezé, em Novo Acordo, é um dos piscicultores que cria caranha e pintado. A sua piscicultura está cadastrada e recebeu durante a visita da Adapec, importantes informações e orientações técnicas para que possa desenvolver a atividade mais segura e sustentável. Os técnicos também analisaram alguns parâmetros físicos e químicos da qualidade da água da sua piscicultura.
Orientações
A Adapec orienta os piscicultores sobre a necessidade de cadastrar as pisciculturas, adotar as boas práticas de manejo sanitário, realizar a notificação de ocorrência de doenças quando surgirem suspeitas e a obrigatoriedade da emissão da Guia de Trânsito Animal-GTA para trânsito de peixes.
Cadastro de pisciculturas
O cadastro de estabelecimentos aquícolas pode ser feito a qualquer período do ano. Para isso, basta o produtor procurar o escritório da Adapec no seu município e informar os dados. Ele é simples e gratuito. A Agência conta com profissionais capacitados para prestar informações e orientações sobre sanidade dos animais aquáticos.