A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vem reforçando a importância de maiores cuidados com o aumento de casos de Covid-19 na cidade. Diante de 66 registros em fevereiro (até o dia 15) - 128% a mais do que todo o mês de janeiro, o trabalho foi intensificado e tem contado com esforço contínuo para controlar a disseminação do vírus e diminuir os impactos na saúde pública.
O município organiza e realizará ações estratégicas em escolas, órgãos públicos e empresas a fim de vacinar o máximo de pessoas contra a Covid-19. Nesta semana, as atividades de combate à doença serão iniciadas nesta semana no Hospital Materno infantil Tia Dedé, Hemocentro e na Semus.
Casos aumentam
O boletim epidemiológico, compreendido entre os dias 9 e 15 de fevereiro, apresentam: 66 casos confirmados, sendo 48 novos casos (pacientes confirmados por meio de teste), e 18 casos ativos (aqueles confirmados que não evoluíram a óbito), 4 suspeitos e 1 óbito, informado pelo Hospital Regional de Porto Nacional. O caso aconteceu na madrugada desta segunda, 17 de fevereiro, em paciente com 86 anos com comorbidades e será registrado no próximo boletim semanal.
Em todo o mês de janeiro, a quantidade de registros de casos de Covid-19 era de 29, ou seja, menos da metade dos primeiros 15 dias de fevereiro.
Orientações importantes
A médica infectologista de Porto Nacional, Ana Therra, pontua que a saúde municipal tem trabalhado intensamente e alerta sobre a importância da vacinação e maiores cuidados de proteção.
“A nossa recomendação é quando for apresentado sinais e sintomas como: febre, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, falta de ar, indisposição, dores musculares, procurar os nossos serviços de saúde e realizar a testagem”, salienta.
Em caso de diagnóstico positivo para Covid-19, ela destaca que imediatamente a pessoa precisa procurar a unidade básica de saúde para receber os atendimentos adequados. “Reforçamos também as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde e as medidas preventivas, como: uso de máscara, higienização das mãos, casos suspeitos e confirmados, manter-se em isolamento e atualizar sua Carteira de Vacinação com as vacinas da Covid”, ressalta.