Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizou para o mês de março, 255 vagas para realização de cirurgias de castração em cães e gatos. Serão mais de 100 procedimentos a mais do que foi realizado no último mês. Os tutores que têm interesse no serviço, devem ficar atentos aos agendamentos que devem ser feitos exclusivamente no site Castra Pet a partir das 8 horas da próxima segunda-feira, 24.

A Semus reserva um percentual de vagas aos pets de Organizações Não Governamentais (ONGs) e para tutores de animais residentes em áreas classificadas com alto risco de leishmaniose visceral. As cirurgias serão feitas nas clínicas Bolinha de Pelo, Filhotes e Fricotes e no Hospital Veterinário da Faculdade Ulbra Palmas.

Até a última quarta-feira, 19, a Semus contava com 1.973 cadastros ativos no site. O coordenador técnico de Vigilância, Controle de Animais e Reservatórios da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Ademilton Guimarães, explica que o ideal é já deixar o cadastro pronto. “Temos vagas limitadas para o serviço e já são quase dois mil cadastros, então são muitas pessoas acessando o site e fazendo o agendamento. Os horários são preenchidos rapidamente”, pontua. Confira aqui como fazer o cadastro.

Guimarães também destaca algumas condições para realização do procedimento. “A esterilização só é feita em animais a partir dos seis meses de vida, além disso, eles precisam estar em boas condições de saúde e aptos ao procedimento após avaliação médica e as fêmeas tem outras restrições, dentre elas, não estar no cio, prenhe ou amamentando”.

No dia agendado da cirurgia, os animais que vão fazer o procedimento nas clínicas, precisam estar em jejum de sólidos por 12 horas e de líquidos por duas horas antes do procedimento. Os que farão no Hospital Veterinário da Ulbra, a recomendação é diferente, sendo explicada para o tutor antecipadamente. Todos os pets farão o exame de leishmaniose visceral canina e, para manter a segurança, é obrigatório que os felinos sejam transportados em caixas rígidas e adequadas, já os cães devem ser levados com coleira e guia resistentes.

Áreas prioritárias

Os animais residentes nas quadras e bairros classificados com alto risco de leishmaniose visceral têm 50% da reserva de vagas já garantida. Confira se você mora em alguma dessas áreas:

ACSU-NO 40 (301 Norte)

ACSU NO-50 (401 Norte)

Arno 31 (303 Norte)

Arno 32 (305 Norte)

Arno 33 (307 Norte)

Arno 41 (403 Norte)

Arno 42 (405 Norte)

Arno 43 (407 Norte)

Arne 53 (406 Norte)

Arne 54 (408 Norte)

ASR-NE 55 (412 Norte)

Arne 61 (504 Norte)

Arne 63 (506 Norte)

Arne 64 (508 Norte)

ASR-NE 65 (512 Norte)

ACSU-NE 70 (602 Norte)

Arne 71 (604 Norte)

Arne 74 (606 Norte)

Santo Amaro I e IO

Lago Norte

Jardim Taquari

Jardim Aeroporto

Bela Vista

Setor Sul

Santa Fé I, II, III E IV

Taquaralto

Setor Industrial

Recanto das Araras I e II

Belo Horizonte

Palmas Sul

Maria Rosa

Vista Alegre

Morada do Sol I, II e III

Jardim Laila

Jardim Paulista

Jardim Canaã

Vale do Sol

Sol Nascente

Taquaruçu

Buritirana. (Secom Palmas)