Com recurso no valor de R$ 40.450.000,00, assegurado por meio de articulação do governador Wanderlei Barbosa, a saúde da população tocantinense recebeu um reforço financeiro importante com o pagamento de uma emenda de bancada ao Fundo Estadual de Saúde. A demanda contou com atuação da senadora professora Dorinha, coordenadora da bancada federal do Tocantins, que liderou as negociações para sua liberação. A Secretaria Extraordinária de Representação do Tocantins em Brasília (Serb) também desempenhou um papel estratégico no acompanhamento técnico e político do processo.
O investimento permitirá a realização de mutirões de cirurgias eletivas, reduzindo a fila de espera e proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes. Além disso, parte do valor será destinada ao custeio de assistência hospitalar e ambulatorial, fortalecimento de unidades de média e alta complexidade e a ampliação do acesso à serviços essenciais para a população.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressalta sobre a aplicação do recurso para a saúde. “Com a liberação de R$ 40 milhões, o Governo do Tocantins reforça a estrutura da saúde no estado. A aplicação desse recurso será monitorada de perto, assegurando sua utilização com eficiência, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população tocantinense”, pontua o Governador.
Bancada Federal
Os recursos foram viabilizados por meio da atuação da bancada federal do Tocantins, com investimentos da senadora Professora Dorinha e dos deputados federais Alexandre Guimarães, Antônio Andrade, Eli Borges, Lázaro Botelho, Ricardo Ayres, Felipe Martins, Carlos Henrique Gaguim e Vicentinho Júnior, que destinaram emendas para fortalecer a saúde do estado.
O titular da Serb, Carlos Manzini Júnior, destaca a importância dessa conquista para a saúde do estado. “A liberação desse investimento demonstra a força do trabalho conjunto entre o governo estadual, a bancada federal e a Serb. Nosso compromisso é garantir que esses recursos sejam aplicados de forma eficiente, fortalecendo a estrutura hospitalar, ampliando o atendimento e proporcionando mais qualidade de vida à população. Seguimos atuando para viabilizar cada vez mais investimentos e aprimorar os serviços públicos no Tocantins”, afirma o secretário.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “a execução das ações e serviços de saúde de média e alta complexidade que no Tocantins, em quase sua totalidade é feita pela gestão estadual, requer um maior aporte de recursos federais para somar aos do Tesouro Estadual, como Incremento Temporário de Emendas MAC. Diante disso, é muito importante o olhar dos parlamentares da bancada tocantinense em destinar verbas para a saúde do Estado. Esse valor será usado no custeio da manutenção, implantação e ampliação da oferta de serviços especializados, dentro das diretrizes do Planejamento da Secretaria, para o ano de 2025”.
O repasse já foi realizado e a expectativa é que as ações sejam implementadas nos próximos meses, trazendo impactos positivos para milhares de tocantinenses. Essa conquista se tornou possível com o esforço conjunto entre o Governo do Tocantins, a bancada federal e a Serb, reafirmando o compromisso com a saúde pública e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. (SecomTO)