Os jovens do Tocantins não estão mais esperando oportunidades, eles estão criando as suas próprias. De acordo com a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), atualmente, quase 37 mil empresas no estado têm um jovem entre 18 e 29 anos no comando. O fenômeno acompanha um crescimento expressivo de 23% no empreendedorismo jovem nos últimos cinco anos, conforme levantamento do Sebrae Tocantins.
O cenário reflete uma nova postura da juventude frente ao mercado de trabalho, cada vez mais inclinada a inovar e construir seu próprio futuro. Além de impulsionar a economia, esse movimento fortalece redes de negócios e fomenta a cultura empreendedora no estado.
Um dos expoentes dessa nova geração de empresários é André Luiz Neris, que fundou sua empresa aos 27 anos e, hoje, aos 31, além de liderar uma equipe de 12 colaboradores, preside a Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE). A organização já reúne mais de 200 associados, todos entre 25 e 35 anos, conectados pelo propósito de fortalecer o ecossistema empreendedor do estado.
“Acreditamos que o empreendedorismo não deve ser um caminho solitário. Nosso foco na AJEE é justamente criar conexões estratégicas entre os jovens empresários, promover capacitação e oferecer representatividade. Enfrentar desafios faz parte da jornada, mas, juntos, conseguimos construir soluções inovadoras e mais eficazes para superar obstáculos”, destaca André Luiz.
A crescente presença de jovens à frente de negócios no Tocantins reforça a importância de iniciativas como a AJEE, que ajudam a transformar ideias em empreendimentos de sucesso. “O avanço do empreendedorismo jovem não apenas movimenta a economia local, mas também cria novas oportunidades, fortalece o ecossistema empresarial e inspira futuras gerações a seguirem esse caminho”, finaliza o presidente da associação. (Precisa/AI)