O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, anunciou nesta terça-feira, 25, durante visita ao Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, o lançamento da 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) para o dia 31 de março, no Palácio Araguaia.
A feira, que é a maior da Região Norte do país no segmento agropecuário, terá como tema AgroEvolução e ocorrerá entre os dias 13 e 17 de maio, com show da dupla sertaneja Bruno e Marrone no dia 15.
Na oportunidade, o chefe do Executivo reforçou a relevância da utilização contínua do Parque Agrotecnológico, para além da Agrotins, com atividades variadas durante todo o ano, a exemplo de shows culturais. “A Agrotins é do povo, então precisamos de um ambiente utilizável o ano inteiro. Nós investimos na infraestrutura total e queremos as secretarias unidas para promoção de atividades contínuas. Temos, também, a praia e área de lazer para explorar. Na Agrotins deste ano, por exemplo, vamos trazer Bruno e Marrone para cantar aqui no dia 15 de maio”, anunciou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, destacou que a 25ª edição contará com 1,2 mil expositores e a expectativa de movimentação financeira é de R$ 4,5 bilhões. “Neste ano, o Governo do Tocantins estrutura e melhora as condições tanto para o expositor quanto para o visitante, com pavimentação e um espaço à altura do nosso empreendedor. A nossa expectativa é que mais de 250 mil pessoas visitem a Agrotins nos cinco dias de evento. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa por perceber e entender a importância desse evento para a economia, o social e todo o Tocantins”, pontuou o secretário.
Rede de energia exclusiva
Uma das novidades da edição deste ano, além das obras de pavimentação em bloquete para reestruturação e modernização completa do espaço, é a instalação de uma rede de energia elétrica exclusiva, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio de contrato com o Grupo Energisa. O investimento de R$ 1,3 milhão visa aprimorar a rede elétrica.
As instalações elétricas terão capacidade de 3 megawatts (MW) para atender os 1,2 mil expositores previstos para a Agrotins, além dos demais eventos ao longo do ano, conforme o plano de implementação citado pelo governador Wanderlei Barbosa.
O diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, enfatizou que a rede de energia estará pronta no final de abril e em pleno funcionamento para a Agrotins 2025. “Estamos finalizando uma rede exclusiva, que ficará disponível exclusivamente como uma segunda opção. Teremos um reforço para o atendimento da Agrotins, além de toda a reforma que vamos realizar internamente. Então, toda a rede elétrica estará preparada para tudo o que for necessário”, salientou o diretor-presidente.
Pavimentação
Na ocasião, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, pontuou que a entrega da pavimentação em bloquete, realizada em todo o parque, ocorrerá nas próximas semanas. “A Agrotins é o maior evento econômico que temos no nosso estado, então precisa ser sempre bem elaborada. O Governo do Tocantins, por meio do Pics [Programa de Impulsionamento de Indústria, Comércio e Serviço do Tocantins], está finalizando a infraestrutura total e definitiva do parque. Faltam poucos metros de pavimentação em bloquete na parte do estacionamento externo, mas que serão concluídos em breve”, concluiu.
Uma das novidades da edição de 2025, além das obras de pavimentação em bloquete, é a instalação de uma rede de energia elétrica exclusiva (Foto: Adilvan Nogueira/SecomTO)
Agrotins
A Agrotins é considerada a maior feira da Região Norte do país no segmento agropecuário e ocorre anualmente no mês de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas. Este ano, com o tema AgroEvolução, a feira será realizada entre os dias 13 e 17 de maio.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agronegócio, órgãos públicos e instituições educacionais e de pesquisas. (SecomTO)